Sociedade

Mais de 70% dos médicos contratados não compareceram ao serviço

30 set 2021 10:11

O hospital de Leiria tem recorrido à contratação externa para fazer face à falta de recursos humanos nas urgências. No entanto, as falhas constantes criam, por vezes, o caos no atendimento

mais-de-70percent-dos-medicos-contratados-nao-compareceram-ao-servico

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) contratou nos últimos oito meses 69 médicos externos para integrarem as escalas de turno do Serviço de Urgência Geral (SUG) do Hospital de Santo André, para colmatar a falta de recursos humanos. Apesar de ter desembolsado 390 mil euros na contratação de generalistas este ano, o caos instala-se de quando em vez no SUG.

Além dos 69 generalistas, o CHL solicitou à empresa externa mais médicos para constituírem os turnos necessários, mas esses simplesmente não compareceram ao serviço, criando um problema ainda maior ao hospital, sem resposta para dar aos utentes que recorrem às urgências, obrigando-os a esperar mais de sete horas para o primeiro atendimento.

Segundo dados facultados ao JORNAL DE LEIRIA, só nos meses de Julho e Agosto de 2021, as faltas dos médicos externos, muitas delas injustificadas e sem aviso prévio, atingiram os 71%.

Os médicos generalistas representam o maior custo extra com recursos humanos em prestação de serviço, apesar do valor ter vindo a diminuir desde 2019. Nos primeiros oito meses de 2018, o CHL gastou 417 mil euros, tendo desembolsado 390 mil euros na contratação de generalistas este ano. Em quatro anos, contabilizando apenas oito meses, foram gastos quase 1,7 milhões de euros com o reforço desta especialidade.

O JORNAL DE LEIRIA procurou comparar os mesmos números com o Hospital Distrital de Santarém, classificado pela Administração Central do Sistema de Saúde como Grupo C, o mesmo que Leiria integra, apesar do CHL ter uma área de influência de cerca do dobro. Em Santarém, este ano foram contratados 59 prestadores de serviço para as urgências, que deram resposta a 45.124 utentes.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ