Sociedade

Mais de 1,3 milhões de euros para “valorizar” castelo de Leiria

20 abr 2017 00:00

Projecto prevê cafetaria e anfiteatro no castelo.

mais-de-13-milhoes-de-euros-para-valorizar-castelo-de-leiria-6319
Maria Anabela Silva

Está aprovado o projecto de valorização do castelo de Leiria. As obras, a executar até 2019, têm um custo estimado em mais de 1,3 milhões de euros e contemplam a criação de um anfiteatro com 200 lugares sentados, a pavimentação da zona do terreiro à entrada do castelo, a requalificação da casa do guarda, a criação de uma cafetaria e a reabilitação do recinto, com a definição de percursos em pedra de forma a facilitar a circulação dentro do monumento.

De fora desta empreitada fica a cobertura da Igreja da Pena. O objectivo da intervenção é “tornar o castelo e o recinto do núcleo muralhado mais acessível e agradável”, como explicou Diogo Vasco, arquitecto da empresa responsável pela proposta de intervenção, durante a reunião de câmara extraordinária, realizada na segunda-feira, onde o projecto foi apresentado e aprovado.

Na ocasião, o técnico sublinhou que a intervenção pretende também melhorar as infraestruturas do espaço (iluminação e sinalética) e das áreas edificadas.

Entre as intervenções previstas está a requalificação da casa do guarda, edifício que, segundo Diogo Vasco, apresenta “alguns problemas”, como cantarias danificadas e infiltrações. A intervenção pretende resolver essas deficiências, com a renovação da cobertura, e valorizar o espaço.

No rés-do-chão, ficará a recepção/bilheteira, à qual será possível aceder através de um passadiço, e uma casa-de-banho para pessoas com mobilidade condicionada. No piso superior será criada a loja do castelo, sanitários e o acesso para um novo bloco a criar no espaço onde estão actualmente as casas-de-banho e que será fechado, com uma cobertura ajardinada.

Aí, haverá uma zona multifunções, que servirá para a realização de pequenas exposições ou palestras, e cafetaria, cuja área técnica poderá ser fechada, em função da utilização que, em cada momento, se quiser dar ao espaço.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.