Sociedade
Localização da Escola Superior de Desporto decidida em 2026
A criação da escola só se concretizará com o aval da tutela.
Será durante o primeiro trimestre que o Conselho Geral do Politécnico de Leiria tomará uma decisão sobre a localização da futura Escola Superior de Desporto.
Os municípios de Leiria e de Pombal são os candidatos a receber a instalação da nova unidade de ensino, mas Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, já avisou que não entrará em leilões.
Pedro Pimpão, autarca de Pombal, está a construir um espaço para albergar os actuais cursos Técnico Superiores Profissionais, que funcionam em contentores. Mas a infra-estrutura está já projectada para dar resposta à futura escola, caso seja essa a opção da instituição de ensino superior. Leiria já acenou com as infra-estruturas desportivas que possui no concelho.
As propostas estão a ser analisadas e serão discutidas e votadas no próximo Conselho Geral que terá de voltar a reunir até Março.
“Há o consenso interno de que o desporto deve ser autonomizado, mas não tomámos decisão sobre a localização. Irei voltar a falar com os presidentes de câmara para perceber o que é que cada um estará disponível para oferecer, para consolidar o tipo de apoio e chegar a um acordo escrito”, referiu Carlos Rabadão em Novembro ao JORNAL DE LEIRIA. O presidente do Politécnico de Leiria reforçou que a Câmara de Pombal está a construir um edifício “para dedicar ao conhecimento, à investigação e à formação”.
Poderá vir a acolher a escola de Desporto, como também receber os cursos Técnicos Superiores Profissionais, que decorrem em contentores. O Conselho Geral do Politécnico de Leiria reuniu-se há cerca de duas semanas, mas o assunto não foi discutido, pelo que a decisão ficou adiada.
No entanto, a criação da escola só se concretizará com o aval da tutela.