Sociedade

Politécnico de Leiria é a 10.ª instituição de ensino do País mais empreendedora

28 nov 2025 16:00

Estudo avalia a criação de startups em 132 universidades e politécnicos. No caso de Leiria, já foram criadas 159 startups por ex-alunos

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O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) é a 10ª instituição de ensino superior mais empreendedora do País, de acordo com a 4ª edição do Ranking das Universidades Empreendedoras de Portugal, que avalia a criação de startups por antigos estudantes universitários, abrangendo 132 instituições.

No caso de Leiria, o estudo revela que os alunos formados pelo Politécnico já fizeram nascer 159 startups, que, no seu conjunto, receberam um financiamento de 83 milhões de euros e apresentam um valor total de 2 mil milhões de euros.

Elaborado pela Startup Portugal, o ranking baseia-se em dados da Plataforma de Mapeamento do Ecossistema da Startup Portugal, em parceria com a Dealroom, e inclui critérios como o número de startups fundadas, o volume de financiamento captado e a criação de unicórnios.

Para Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria, o resultado do estudo “demonstra a força do ecossistema empreendedor” que tem vindo a ser construído na instituição. “Reflecte a capacidade dos nossos estudantes e alumni para transformar conhecimento em impacto real, criando empresas que contribuem para o desenvolvimento económico e social do País”, afirma o dirigente, citado numa nota de imprensa.

Carlos Rabadão considera ainda que o número de startups fundadas por antigos estudantes do IPLeiria “mostra que o investimento continuado em incubação, investigação aplicada e proximidade ao tecido empresarial está a dar frutos”. E esse, reforça, “é também um sinal da vitalidade da nossa região e do papel que o Politécnico de Leiria desempenha na criação de talento empreendedor, capaz de responder aos desafios nacionais e internacionais”.

O Ranking das Universidades Empreendedoras de Portugal 2025 visa destacar a crescente importância do empreendedorismo nas instituições de ensino superior, mapeando o número de alumni (antigos alunos) de cada universidade ou instituto politécnico que se tornaram fundadores de startups e avaliando “o impacto empreendedor de uma instituição”, ou seja, “a sua capacidade de fomentar fundadores que transformam conhecimento em inovação”, explica aquela nota do IPLeiria.