Sociedade

Livro “O que devo saber sobre tempestades de fogo” apresentado na quinta-feira

26 fev 2024 09:57

"Incêndios ocorridos em Portugal, em 2017, foram um objecto particular da investigação realizada"

livro-o-que-devo-saber-sobre-tempestades-de-fogo-apresentado-na-quinta-feira
.
Fotografia: Jornal de Leiria/Arquivo

O responsável pelo estudo do mecanismo do fogo que vitimou 66 pessoas e feriu 250 outras e Pedrógão Grande, em 2017, e a sua equipa foram os responsáveis pelo livro “O que devo saber sobre tempestades de fogo”, que será apresentado quinta-feira, no Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF/ADAI), no Aeródromo da Lousã .

O trabalho foi produzido no âmbito da iniciativa “FireStorm”, coordenado por Domingos Xavier Viegas, docente do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

A Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial da FCTUC é a responsável pela apresentação.

O livro "destina-se a facultar aos cidadãos comuns, mesmo sem grande preparação científica, um conhecimento geral sobre os processos que ocorrem nos grandes incêndios florestais que assolam Portugal e outros países. A edição técnica do livro esteve a cargo da LIDEL", revela Domingos Xavier Viegas, em comunicado de imprensa.

"No âmbito do projeto FireStorm foram desenvolvidos diversos estudos orientados a melhorar a compreensão dos fenómenos associados à ocorrência dos grandes incêndios, às condições meteorológicas que os favorecem, à sua rápida progressão e à dispersão do fumo, tendo em vista melhorar a nossa capacidade de os prever, evitar e combater com mais segurança. Os incêndios ocorridos em Portugal, em 2017, foram um objecto particular da investigação realizada", adianta o investigador.

O estudo, coordenado pela ADAI, foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e teve a participação de investigadores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, da Universidade de Aveiro e do Instituto Superior Técnico.

A participação requer inscrição sujeita a confirmação até amanhã, dia 27 de Fevereiro, através desta ligação.