Economia

Leiria é o quinto distrito com maior poder de compra em Portugal

15 mar 2023 09:26

Índice varia entre 0 e 100 e, quanto mais elevado for o número, maior é a facilidade dos agregados familiares em pagarem as despesas

leiria-e-o-quinto-distrito-com-maior-poder-de-compra-em-portugal
Leiria atinge 43,4 pontos em 100.
Fotografia: NFT-CAR-GIRL@Unplash

O distrito de Leiria é o quinto com maior poder de compra em Portugal.

A conclusão é de um estudo da Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Segundo o barómetro anual sobre a capacidade financeira das famílias portuguesas, compilado e divulgado pela Deco - Proteste, ontem e executado entre Dezembro e os primeiros meses deste ano, Coimbra é o distrito onde o desafogo financeiro é maior.

O índice varia entre 0 e 100 e, quanto mais elevado for o número, maior é a facilidade dos agregados familiares em pagarem as despesas.

Coimbra consegue 47,1 dos critérios, em 100.

Capacidade financeira por território

Segue-se na lista, a Região Autónoma da Madeira e, em terceiro lugar, Beja e Lisboa, ex aqueo

Faro (43,5), Leiria (43,4) e Bragança (43,2) completam o grupo de distritos, onde as famílias têm mais poder económico.

A Região Autónoma dos Açores é a que apresenta pior pontuação (37).

O estudo conclui que as famílias com menos poder económico distribuem-se de norte a sul: Vila Real, Aveiro, Viana do Castelo, Viseu, Santarém e Évora.

Despesas mais difíceis de suportar segundo a Deco
Despesas mais difíceis de suportar segundo a Deco

O Barómetro DECO PROTESTE visa medir a capacidade de as famílias portuguesas pagarem as despesas do dia-a-dia em seis áreas: alimentação, educação, habitação, lazer, mobilidade e saúde. Em Dezembro, a associação enviou um questionário, por correio e online, para uma amostra da população adulta.

No total, foram recebidas 4910 respostas. Foram ponderados os resultados de acordo com a distribuição demográfica portuguesa, segundo as variáveis sexo, idade, região e habilitações literárias.

O índice varia entre 0 e 100 e, quanto mais elevado for o número, maior é a facilidade dos agregados familiares em pagarem as despesas.

Com base no grau de dificuldade demonstrado, é metodologicamente viável criar três grupos de famílias: as que se encontram em “situação crítica” (que não conseguem ou têm dificuldade em pagar as seis categorias de despesas consideradas); as que apresentam “dificuldades financeiras” em pagar algumas despesas essenciais; e, por fim, as que ocupam uma zona de “conforto”, ou seja, que conseguem facilmente pagar todos os gastos.