Desporto

João Almeida será um dos líderes da UAE Team Emirates na Volta a Espanha

31 jul 2025 10:00

O ciclista de A-dos-Francos, em Caldas da Rainha, afirma que é "especial" competir na Vuelta como co-líder

joao-almeida-sera-um-dos-lideres-da-uae-team-emirates-na-volta-a-espanha
João Almeida encontra-se a recuperar das lesões provocadas por uma queda na Volta a França
UAE Team Emirates
Inês Gonçalves Mendes

O azar na Volta a França ficou para trás e João Almeida será um dos líderes da UAE Team Emirates na próxima Volta a Espanha, agendada entre os dias 23 de Agosto e 14 de Setembro.

A vitória no Tour pendeu para o companheiro de equipa Tadej Pogacar que, nas redes sociais, já lançou o ciclista de Caldas da Rainha para a Vuelta. “João Almeida, sentimos a tua falta em Paris ontem [dia 27], mas a Vuelta está a chamar”, escreveu o campeão, que venceu pela quarta vez a mítica prova francesa.

Os olhos estão postos na Vuelta, que não está nos planos de Pogacar, e, assim, João Almeida assume o protagonismo na equipa, sendo acompanhado pelo espanhol Juan Ayuso, escolhido também pela como co-líder.

“O João será leader da UAE na Vuelta e penso que partilhará a liderança com outro colega de equipa, mas essas situações já são habituais e não perturbam o João”, explicou ao JORNAL DE LEIRIA João Correia, empresário do ciclista de A-dos-Francos, Caldas da Rainha.

“Ele está focado agora na sua recuperação e preparação final para a Vuelta e a estrada depois decide o resto para todos”, acrescentou.

Citado pela UAE, João Almeida afirma que é “especial” competir na Vuelta como co-líder. “A recuperação do acidente no Tour tem sido tranquila e as minhas sensações no treino têm melhorado. Espero continuar a melhorar nas próximas semanas para estar perto de meu melhor nível no início desta Vuelta.”

Ao referir que a equipa estará na corrida com um “grupo forte”, Almeida acredita que a UAE poderá “lutar por algo em grande”.

Recorde-se que, à sétima etapa da Volta a França, João Almeida sofreu uma queda que provocou uma fractura numa costela e várias escoriações no corpo. O atleta ainda tentou recuperar e regressar à competição, mas as lesões obrigaram à desistência na 9.ª etapa.

Mesmo com este revés, o ciclista vive uma das melhores fases da sua carreira. Este ano, tornou-se o terceiro atleta da história a vencer três das maiores corridas da temporada, neste caso a Volta ao País Basco (sendo o primeiro português a subir ao 1.º lugar nesta prova), a Volta à Romandia e a Volta à Suíça.

Ainda nesta época, já foi segundo na classicação geral na Volta ao Algarve e na Volta à Comunidade Valenciana, pódios que se juntam a um currículo onde já consta um terceiro lugar no Giro2023 (Itália) e a quarta posição na Tour de France, alcançada em 2024.