Desporto

Irina Rodrigues "muito orgulhosa" da 11.ª posição europeia num ano de desafios

17 ago 2022 09:23

Campeonato europeu de atletismo é o culminar de uma época em que a leiriense aliou o alto rendimento longe do treinador com o estudo de medicina

irina-rodrigues-muito-orgulhosa-da-11a-posicao-europeia-num-ano-de-desafios
.
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

A leiriense olímpica Irina Rodrigues lançou o disco a 56,23 metros e alcançou o 11.º e penúltimo lugar no lançamento do disco, ontem ao final do dia, nos Europeus multidesportos de Munique, na Alemanha. 

"Foi um desempenho positivo, tendo em conta todo o meu ano difícil de estar a estudar medicina e de estar a preparar os campeonatos do mundo e da Europa sozinha. O meu treinador vive nos Açores e estou muito orgulhosa deste 11.º lugar, acho que foi mesmo foi muito bom para mim", garantiu à Lusa a atleta de 31 anos, treinada por Júlio Cirino. 

"Não teria mudado nada: fiz o quinto ano de medicina, que era o que eu queira, estive nos campeonatos do mundo, que era o que eu queria, estive na final dos europeus, que também era algo que eu queria", acrescentou a atleta do Sporting Clube de Portugal. 

Sobre o que quer para um futuro próximo, a leiriense não tem dúvidas: "Ser médica é o meu principal objectivo e, se possível, estar nos campeonatos do mundo, que vão ser em Budapeste no próximo ano".

Esta é a sétima participação de Irina Rodrigues num campeonato europeu de atletismo, depois de 2018 (9.ª posição), 2016 (26.ª), 2014 (14.º), 2012 (20.ª) e ainda duas participações em sub-23 em 2013 (3.ª posição) e 2011 (5.ª) 

A prova foi vencida pela croata Sandra Perkovic (67,05) que se sagrou campeã europeia pela sexta vez consecutiva. 

As alemãs Kristin Pudenz e Claudine Vita conquistaram a medalha de prata (67,87) e medalha de bronze (65,20).

Já a colega portuguesa, Liliana Cá, terminou a prova em quinta classificada (63,67 metros).

Ainda nas disciplinas técnicas, Evelise Veiga, atleta de Leiria treinada por Cátia Ferreira, só conseguiu um salto válido – teve dois nulos – e não foi além dos 6,17 metros no salto em comprimento, ficando em 18.º lugar.

A segunda edição dos campeonatos Europeus multidesportos está a decorrer em Munique até domingo e reúne nove modalidades, estando Portugal representado em sete, nomeadamente atletismo, triatlo, canoagem, ciclismo, ginástica artística, remo e ténis de mesa.

A seleção portuguesa tem uma medalha de ouro, através do ciclista Iúri Leitão, que se sagrou campeão europeu de scratch, no ciclismo de pista, e uma de prata, de Auriol Dongmo no lançamento do peso.