Viver

Ir ao Chesery para chegar ao Zêzere. Ou vice-versa

19 set 2021 10:07

No restaurante Chesery, em Portela do Brás, Alvaiázere, há polvo com chícharo e novidades todas as quintas-feiras

ir-ao-chesery-para-chegar-ao-zezere-ou-vice-versa

Quase dois mil quilómetros separam Gstaad e Portela do Brás, mas em ambos os pontos do mapa há um restaurante Chesery. O elemento em comum é o cozinheiro Valter Morgado, que esteve 24 anos emigrado na Suíça, antes de regressar à origem, no concelho de Alvaiázere, com sugestões gastronómicas que reúnem influências nacionais e internacionais. Algo como o melhor de dois mundos.

Desde Leiria, chega-se a Portela do Brás, no norte do distrito, ao fim de uma hora. É possível escolher entre a auto-estrada A1, o IC9, a A13 e o IC8. Muito perto do restaurante, atinge-se o rio Zêzere. E também Dornes (a 15 minutos de automóvel) e a Foz de Alge (20 minutos).

O Chesery descobre-se na rua Fonte da Granja, num edifício que se distingue facilmente, pela arquitectura e acabamentos. Abre todos os dias para almoços e jantares, excepto quartas-feiras. Deve o nome a outro restaurante, em Gstaad, um popular destino de esqui, na Suíça, onde Valter Morgado esteve empregado durante o tempo em que viveu no estrangeiro. “Trabalhei sempre com o mesmo chef num restaurante gourmet que também se chamava Chesery”, explica ao JORNAL DE LEIRIA. “E tudo o que aprendi foi lá”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ