Sociedade

IP investe mais de um milhão de euros no troço da Linha do Norte em Pombal

15 fev 2019 00:00

Será realizada a “renovação da superestrutura de via existente no troço, designadamente carril, travessas, fixações e balastro”.

ip-investe-mais-de-um-milhao-de-euros-no-troco-da-linha-do-norte-em-pombal-9881

A Infraestruturas de Portugal anunciou hoje que vai investir mais de um milhão de euros na renovação integral de via no troço da Linha do Norte, em Albergaria dos Doze, no concelho de Pombal.

Segundo uma nota de imprensa, os trabalhos visam melhoria das condições de segurança e da circulação ferroviária, o que representa um investimento total superior a um milhão de euros (798 mil euros correspondentes ao valor da empreitada a que se somam os 335 mil euros do custo dos materiais a aplicar).

A intervenção numa extensão de cerca de um quilómetro irá abranger a freguesia de Albergaria dos Doze, em Pombal, no distrito de Leiria, e uma pequena parte no concelho de Ourém, no distrito de Santarém, clarificou fonte da Infraestruturas de Portugal.

Será realizada a “renovação da superestrutura de via existente no troço, designadamente carril, travessas, fixações e balastro”.

Estando ainda previstos a substituição de 1910 travessas de madeira por travessas de betão monobloco, a substituição do carril de 54 kg/m por carril de 60 kg/m, o ataque mecânico pesado final com estabilização dinâmica, a melhoria dos sistemas de drenagem e da plataforma com aplicação de tela geotêxtil e o fornecimento e aplicação de balastro granítico.

O projecto, gestão e fiscalização da obra são da responsabilidade do Centro Operacional de Manutenção Norte da Direção da Rede Ferroviária, acrescentou o comunicado.

A empreitada tem por objectivo assegurar níveis de qualidade adequados aos diferentes serviços de passageiros e mercadorias da Linha do Norte, melhorar a performance do troço e reduzir os custos de manutenção da infraestrutura a médio/longo prazo, informou ainda a IP.

A execução desta empreitada decorrerá em período nocturno de modo a minimizar os impactos na circulação ferroviária.