Sociedade
Interferência das dinâmicas da água no subsolo contribui para abatimentos
Estudo da circulação das águas no subsolo poderá ajudar a perceber as dinâmicas dos terrenos, que provocam assentamentos, acelerados pelas cargas à superfície, nomeadamente construções
Três abatimentos de solo verificaram- se no decorrer deste ano, o último há cerca de duas semanas, que acabou por ‘engolir’ parte de um veículo, sem feridos a registar. Anabela Veiga, doutorada em Engenharia Geológica e docente no Politécnico de Leiria, explica que os terrenos no centro histórico de Leiria se formaram por sedimentação, ou seja, por deposição de materiais que foram transportados pelo rio, o que os torna mais vulneráveis a eventuais assentamentos.
“São terrenos recentes geologicamente falando (milhões de anos), que têm água, e vão consolidando. É natural que ocorram deslocamentos verticais, aquilo a que chamamos de assentamentos. Quando aplicamos cargas à superfície, com construções, aceleramos esses assentamentos”, precisa.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.