Sociedade

Iniciativa pedagógico ambiental vale prémio internacional a museu da Batalha

27 out 2022 10:53

Ideia envolveu 150 alunos do agrupamento escolar local

iniciativa-pedagogico-ambiental-vale-premio-internacional-a-museu-da-batalha
Alunos fizeram visitas ao curso de água ao longo do último ano
CM Batalha

O MCCB – Museu da Comunidade Concelhia da Batalha foi premiado pela iniciativa "O Património e a Biodiversidade na Batalha em torno do rio Lena - Conhecer para Proteger", na 12.ª edição dos Prémios Ibermuseus de Educação.

Colocada em prática em 2022, segundo um comunicado do espaço museológico, esta ideia consiste "num programa eminentemente vocacionado para a promoção do conhecimento, a preservação e a divulgação do património cultural e ambiental concelhio, com especial incidência para o rio Lena".

A iniciativa foi criada para envolver 150 alunos do Agrupamento de Escolas da Batalha, que foi um dos parceiros, tendo sido realizadas, ao longo do último ano, visitas de campo além de diversas iniciativas com a comunidade e uma exposição alusiva à fauna e à flora características do curso de água.

O prémio Ibermuseus da Educação 2022 recebeu 115 candidaturas vindas de 17 países, Cada ideia premiada receberá 5.000 euros na Categoria I e 3.500 euros na Categoria II.

Criado em 2007, em Santiago do Chile, o Ibermuseus é o principal programa de cooperação para os museus da Ibero-América, promovendo a preservação e valorização do património museológico, o papel dos museus como agentes de transformação social e melhorando a gestão destes, através da qualificação, intercâmbio e articulação de redes para a consolidação das políticas públicas.