Sociedade

“É essencial a recuperação do aqueduto de Óbidos” diz secretário de Estado do Ordenamento do Território

25 out 2022 18:55

Percentagem do valor da taxa turística de Óbidos servirá" para "uma intervenção criteriosa da limpeza" da estrutura

e-essencial-a-recuperacao-do-aqueduto-de-obidos-diz-secretario-de-estado-do-ordenamento-do-territorio
Especialistas concordam que aqueduto é um dos mais importantes a nível nacional
CM Óbidos

Para começar o processo de reerguer e reabilitar o aqueduto da Usseira ou de Óbidos, que serviu, em tempos, a vila de Óbidos, o presidente da autarquia, Filipe Daniel, avançou hoje que, “uma percentagem do valor da taxa turística de Óbidos servirá" para "uma intervenção criteriosa da limpeza da componente vegetal que envolve o aqueduto”. “Queremos recuperar este monumento tão breve quanto possível, através de candidatura a fundos comunitários”.

Durante a apresentação pública dos resultados de um estudo preliminar que prevê a requalificação da infra-estrutura, com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, o autarca sublinhou que “pelo seu valor histórico, o aqueduto merece ser recuperado.”

Segundo uma nota da autarquia, o processo que deverá conduzir à intervenção no monumento, começou em Março, com reuniões na Direcção-Geral do Património Cultural, seguindo-se, em Julho, um pedido de audiência com o ministro da Cultura e várias intervenções junto da CCDR Centro, para captar fundos comunitários para a reabilitação, além da adjudicação do “relatório técnico preliminar de inspecção e diagnóstico estrutural” do aqueduto, em Agosto.

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território ouviu o pedido e respondeu que “é impossível pensar em Óbidos sem pensar em recuperação do património” e acrescentou que “é essencial a recuperação do aqueduto”, sendo “determinante o seu arranjo paisagístico para que o possamos ver e usufruir”.

Porém, que terá sempre de haver um encontro de prioridades entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a Comunidade Intermunicipal do Oeste e a própria Câmara Municipal de Óbidos.

Segundo Pedro Inácio, do Museu da Água da EPAL, presente na cerimónia, o aqueduto de Óbidos é um “dos mais antigos” do País, mandado erigir por D. Catarina, de Áustria, que foi “a primeira e única rainha a mandar fazer um aqueduto em Portugal”.

É também a estrutura deste tipo com o maior número de arcos. "Com um total de mais de 200 arcos sucessivos."

O aqueduto de Óbidos está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1962. Contudo, há 80 anos que não recebe qualquer intervenção de manutenção.