Saúde

Hospital de Leiria registou 16 casos de gripe A

21 jan 2017 00:00

Utentes devem ligar primeiro para Saúde 24

hospital-de-leiria-registou-16-casos-de-gripe-a-5784

Com o aumento do frio, crescem o caso de doenças associadas ao foro respiratório. O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) aconselha os doentes a telefonar primeiro para a Linha Saúde 24 através do número 808 24 24 24, disponível 24 horas por dia, ou a dirigirem-se ao centro de saúde para serem vistos pelo médico assistente.

“Caso haja necessidade, quer a Linha Saúde 24 quer o médico de família encaminharão os utentes para o Serviço de Urgência”, sublinha Elisabete Valente. A directora clínica do CHL adianta que foram registados 16 casos de influenza A (gripe A), não tendo sido identificada qualquer estirpe de H3N2.

Segundo Elisabete Valente, comparando com o período homólogo de 2015 (1 de Novembro a 15 de Janeiro), o crescimento dos acessos aos serviços de urgência não é significativo, verificando- se um aumento de 1,77% no total dos serviços de Leiria, Pombal e Alcobaça. “Se compararmos com o período de1 de Julho a 31 de Outubro, o crescimento é também residual, de 2,40%.”

Salientando a importância de medidas preventivas, a directora clínica informa que foi desenvolvida uma campanha de prevenção junto da população sobre a importância da vacinação e de cuidados a ter para evitar o contágio. “Foi igualmente desenvolvida uma campanha de prevenção junto dos profissionais, sensibilizando que a vacinação em massa, além da protecção individual” terá a “capacidade de interromper a circulação dos microrganismos entre pessoas”. No CHL foram vacinados 732 profissionais.