Viver

Há mais um artista de Leiria representado na Colecção de Arte Contemporânea do Estado

17 set 2023 08:45

Novas aquisições foram anunciadas pelo Ministério da Cultura

ha-mais-um-artista-de-leiria-representado-na-coleccao-de-arte-contemporanea-do-estado
Jorge de Oliveira (Leiria, 1924; Caxias, 2012)
MNR

“Esta proposta de aquisição reconhece, portanto, a singularidade da sua obra, colmatando a ausência da sua representatividade na coleção do Estado”, argumenta a Comissão de Aquisição de Arte Contemporânea, sobre a pintura de Jorge de Oliveira incluída no relatório e proposta para o ano de 2023.

“Jorge de Oliveira pertence a uma geração de pintores que protagonizaram as grandes correntes da arte portuguesa na década de 40 e 50”, refere o texto de fundamentação.

As novas aquisições para a Colecção de Arte Contemporânea do Estado (CACE) foram anunciadas pelo Ministério da Cultura – são 50 novas obras de 35 artistas, obtidas por um total de 800 mil euros.

Jorge de Oliveira, que nasceu em Leiria em 1924 e se fixou em Lisboa no final da década de 40, vindo a falecer em Caxias, em 2012, é um dos artistas cujo trabalho passa a estar representado na CACE.

A sua obra atravessa os principais movimentos da arte portuguesa do denominado segundo Modernismo, neorrealismo, surrealismo e abstracionismo. Mas é ao redor desta última corrente que a sua obra se definirá com singularidades próprias, realizando uma inédita fusão entre o gestualismo e o abstracionismo”, refere a Comissão de Aquisição de Arte Contemporânea, que propôs um óleo sobre aglomerado de 1949, com o título Abismos, pelo valor de 40 mil euros.

Abismos”, óleo sobre aglomerado, 96 x 122 cm, 1949 (Fonte: CACE)

A obra Abismosé um dos exemplos dessa prática pictórica numa permanente dualidade, em torno do gesto inconsciente e da elaboração geométrica”, lê-se na fundamentação. “Esta pintura é uma obra de maturidade, reflectindo a sua exploração de um gestualismo abstrato único na arte portuguesa da década de 40”.

Na lista de aquisições para 2023 constam também três trabalhos de Daniel Barroca (Lisboa, 1976), antigo aluno da Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria.

Mapa de cumplicidades #1 #2 #3” , de 2011, passam a integrar a CACE pelo valor de 15 mil euros.