Viver

Há filmes nas tardes do m|i|mo e uma espécie de cineclube com entrada livre

15 mai 2022 09:46

Sessões com filmes do Japão e da Coreia do Sul terminam com debate sobre a obra e sobre o realizador. O ciclo prolonga-se até Novembro, sempre com acesso gratuito

ha-filmes-nas-tardes-do-moriormo-e-uma-especie-de-cineclube-com-entrada-livre

Lá fora, o calor, mais de 25 graus. Dentro de portas, no Museu da Imagem em Movimento, nove pessoas trocam o possível e apetecível sábado de praia pelo escurinho do auditório António Campos e o filme O Terceiro Assassinato, do realizador japonês Hirokazu Koreeda. É a sessão número três do Ciclo de Cinema Nipo-Sul-Coreano que está a decorrer desde Março no m|i|mo, em Leiria, com curadoria de Bruno Carnide e Cátia Biscaia. Uma vez por mês, sempre às 15 horas e sempre com entrada livre.

Após 124 minutos de filme, começa a conversa. Fala-se sobre Koreeda e sobre a obra que acaba de ser projectada, um ensaio acerca da condição humana e das relações em sociedade, com tonalidades que se encontram noutros trabalhos do autor. Um certo existencialismo, o drama psicológico, o olhar sobre a família. O diálogo é aberto e prossegue durante mais de meia-hora no auditório António Campos do m|i|mo. O Terceiro Assassinato leva o espectador da certeza para a incerteza, é um drama de tribunal que critica o sistema de justiça onde nem sempre se procura ou deseja a verdade, que utiliza o crime e o julgamento como ponto de partida para questionar a noção de certo e errado e a distância entre o bem e o mal. “Não quero ver sozinho porque acho que gosto mais do filme depois quando vocês o contam. Dá sentido”, diz um dos espectadores. Salientam-se os simbolismos semeados pelo realizador japonês, o reflexo no vidro que sobrepõe arguido e advogado como num único pensamento, a empatia entre eles, o jogo de pormenores, a dinâmica, o ritmo, os enigmas que ficam em aberto como um apelo para que o público não se esqueça do enredo nem dos temas que o enredo propõe para reflexão.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ