Sociedade

“Gosto de trabalhar os sabores para criar emoções nas pessoas”

11 nov 2021 15:28

Francisco Rosa é mestre destilador na mais sustentável destilaria do mundo

gosto-de-trabalhar-os-sabores-para-criar-emocoes-nas-pessoas
Francisco, 27 anos, admite que até as suas papilas gustativas conspiraram para o levarem para o admirável mundo novo da fermentação de cerveja
DR
Jacinto Silva Duro

Quando perguntavam a Francisco Rosa o que queria ser quando “fosse grande”, a resposta estava ensaiada e preparada para sair leda da ponta da língua: “enólogo!”.

Tinha necessidade de sentir a textura e o cheiro da terra nas mãos e dela fazer brotar vida. Hoje, vive em Oxford e lidera uma equipa que criou uma vodka orgânica, considerada como a melhor do mundo dois anos seguidos.

É produzida com a chancela da Oxford Artisan Distillery, reconhecida pela sua preocupação com a sustentabilidade. Entre o trabalho que Francisco já desenvolveu está um “whiskey tropical” com sabor que recorda maracujá e ananás.

Nascido numa família de Leiria onde o negócio são as vinhas e o vinho, quando chegou a hora de escolher o percurso académico, ninguém estranhou que optasse pelo percurso na Faculdade de Agronomia.

“Quando lá estava a estudar descobri que era possível fazer cerveja em casa e aquilo, em especial, o mundo das leveduras, fascinou-me. Comecei a trabalhar, em part-time, numa cervejeira em Lisboa, enquanto estudava as fermentações e percebia como produzir sabores.”

“Portugal parece-me um pouco retrógrado em termos culturais e as políticas actuais decepcionam-me. [...] No sector agrícola e alimentar somos dos mais retrógrados, muito financiados por farmacêuticas” 
Francisco Rosa

O jovem, agora com 27 anos, admite que até as suas papilas gustativas conspiraram para o levarem para o admirável mundo novo da fermentação de cerveja, numa busca de conhecimento e sabor em vários estágios em adegas de Norte a Sul de Portugal.

Quando concluiu o curso, foi trabalhar na empresa do pai e no mundo da vitivinicultura.

Mas a vontade de encontrar modos de produzir novos sabores impeliram-no a inscrever-se num mestrado em Cervejaria e Destilaria, na Escócia. Porém, nada o preparara para a variedade de sabores que conseguia experimentar com bebidas destiladas como o whiskey, aguardentes ou absinto.

“Escrevi a dissertação a partir do meu trabalho na Oxford Artisan Distillery onde, actualmente, trabalho, sobre a fermentação de whiskey com leveduras selvagens.”

Durante uma semana, percorreu a pequena cidade de Oxford, que o jovem diz ser cosmopolita e pouco maior do que Leiria, porém com muitos espaços verdes e culturais, em busca de amostras de leveduras.

“Elas são fungos que existem em todo o lado, até dentro e fora do corpo humano. A melhor levedura que consegui foi retirada do bigode do meu patrão na época, que deu um sabor a ananás e maracujá ao whiskey.... Foi um whiskey super tropical! Ainda tenho essa levedura guardada no congelador, para um dia a introduzir na produção”, conta.

“Gosto de trabalhar os sabores para criar emoções nas pessoas. Um sabor pode ser tão delicioso que nos altera o estado de espírito.” Ao fim de dois anos e meio, mudou o rumo.

Restaurou uma caravana, despediu-se e partiu para a Noruega onde passou nove meses a aprender novos métodos de destilação. Quando o me

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ