Viver

Festival de Linguagens Urbanas acontece em Alcobaça e Vestiaria

20 mai 2021 09:31

Com curadoria e organização da Associação Riscas Vadias

festival-de-linguagens-urbanas-acontece-em-alcobaca-e-vestiaria
Proposta artística de Tenório (Diogo Monteiro) foi a escolhida
Ricardo Graça/Arquivo

Até sábado, dia 22 de Maio, acontece o FLUA – Festival de Linguagens Urbanas de Alcobaça, evento de arte pública, com curadoria e organização da Associação Riscas Vadias e promoção da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria.

O evento explora a proposta artística do artista alcobacense Tenório, após este ter sido seleccionado por um júri, na sequência de uma "open call". Como artistas convidados estão o espanhol Manolo Mesa, e os portugueses Pantonio e Ricardo Romero.

O “FLUA – Festival de Linguagens Urbanas de Alcobaça pretende ser uma possibilidade promissora para uma região. O evento encontra a sua justificativa no inegável papel preponderante que a arte pública urbana assume, atualmente, em Portugal e no mundo, no caráter inventivo e inclusivo que a arte e a cultura podem, e devem, assumir na criação do futuro e na esperança de uma sociedade. Encontra também a sua pertinência na cidade de Alcobaça, nas suas características, especificidades e singularidades, no seu peso e abrangência, não apenas enquanto território físico e municipal, mas essencialmente como terra de gentes sonhadoras, criativas, empreendedoras e trabalhadoras", refere a organização em comunicado.