Economia

Falta de chips e semicondutores atrasa entrega de carros novos

18 out 2021 10:27

Só em 2022 se prevê regresso à normalidade no sector da produção automóvel

falta-de-chips-e-semicondutores-atrasa-entrega-de-carros-novos
Lançamento de alguns modelos foi mesmo adiado
Carlos Aranda@Unsplash
Jacinto Silva Duro

Se há um ano as empresas de comercialização de veículos automóveis lutavam contra os stocks e um mercado que, em virtude da pandemia da Covid-19, caía a pique, hoje, devido à mesma pandemia, não há carros para entrega imediata.

A culpa é da falta de microchips, semicondutores e de processadores para os sistemas de gestão dos motores, para multimédia, navegação, controlo de climatização, entre uma miríade de outras funções dependentes da electrónica.

“Ao que conseguimos apurar, após o impacto inicial da pandemia, houve uma transferência dos fabricantes de microchips, maioritariamente sediados na Ásia, para outras áreas industriais, devido à quebra de vendas no sector automóvel”, explica Nuno Roldão, vice-presidente da Anecra - Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel e empresário do ramo automóvel, no distrito de Leiria.

Já em Junho, o administrador da MCoutinho, António Coutinho, num encontro com empresários e responsáveis do sector, em Leiria, sobre o tema da mobilidade eléctrica, havia alertado para atrasos de “vários meses”, na entrega dos veículos encomendados.

Segundo os empresários contactados pelo JORNAL DE LEIRIA, o problema é transversal a todas as marcas, modelos, motorizações e segmentos. A falta de componentes é tal que foi adiado o lançamento de alguns modelos.

“O impacto nota-se ao nível das linhas de produção, uma vez que a indústria não consegue aceder aos chips e reduziu a produção”, explica Roldão, dando conta de que embora haja mais procura e menos oferta, os preços dos carros novos não estão a aumentar.

“As margens é que estão a ser esmagadas.”

O vice-presidente da Anecra dá conta de fabricantes que, em Setembro, enviaram para Portugal apenas 10% das viaturas que tinham sido acordadas e de construtores de veículos de marcas de luxo que estão a instalar elevadores de vidros manuais, com a promessa de os trocar, assim que houver elevadores eléctricos d

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ