Economia

Estudantes de mestrado do Politécnico propõem respostas para a agricultura com pesquisa de algas

12 jun 2023 09:58

Para substituir os actuais produtos químicos utilizados na produção de pêra e maçã por soluções mais sustentáveis e naturais

estudantes-de-mestrado-do-politecnico-propoem-respostas-para-a-agricultura-com-pesquisa-de-algas
Estudantes da ESTM e mentores da academia e indústria
Fotografia: IPL

Um grupo de estudantes do mestrado de Biotecnologia dos Recursos Marinhos da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) integraram a segunda edição da Blue & Green Academy, na pesquisa de algas marinhas na costa portuguesa na busca de compostos que permitam substituir os actuais produtos químicos utilizados na produção de pêra e maçã por soluções mais sustentáveis e naturais.

É no âmbito do projecto "ORCHESTRA - add-value to ORCHards through thE full valoriSaTion of macRoalgAe" que os jovens propõem "soluções inovadoras", baseadas em recursos marinhos, com vista à resolução de desafios agroindustriais da região Oeste.

Durante dois meses, os estudantes interagiram com membros da indústria e da academia em sessões que lhes permitiram compreender os problemas que a produção agrícola enfrenta.

Com este apoio e de investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-IPLeiria), analisaram formas de oferecer soluções ao sector, utilizando recursos de origem marinha.

As soluções preconizadas passam por reduzir o consumo de água e o impacto da seca ou o impacto de algumas doenças nas culturas.

Durante a iniciativa, os estudantes desenvolveram também as soluções e testaram-nas em pequena escala, numa óptica de sustentabilidade e de economia circular.

No final, foram apresentadas as propostas nas instalações da CAMPOTEC IN em Torres Vedras a diversos agentes do tecido industrial e da academia, no dia 7 de Junho.

A iBlue & Green Academy tem âmbito internacional e é liderada pela empresa portuguesa CAMPOTEC IN e inclui os Institutos Politécnicos de Leiria e do Cávado e Ave, a Technological University of the Shannon (Irlanda) e a Vorarlberg University (Áustria), em parceria com a ESTM de Peniche.

É financiada pelo COMPETE 2020 e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em cerca de um milhão de euros.