Economia

Politécnico de Leiria investiga melhoria da saúde e bem-estar dos animais aquáticos

25 fev 2023 10:05

4,8 milhões de euros para aumentar a resiliência da aquicultura na União Europeia

politecnico-de-leiria-investiga-melhoria-da-saude-e-bem-estar-dos-animais-aquaticos
Politécnico de Leiria aposta no desenvolvimento de tratamentos alternativos que substituam os fármacos para peixes
Rejaul-Karim@Unsplash

O Politécnico de Leiria está a participar numa iniciativa europeia cujo fim é a melhoria da saúde e bem-estar dos animais aquáticos, utilizando ferramentas e tecnologia baseada em Inteligência Artificial.

O estabelecimento de ensino superior integra o Cure4Aqua, que pretende aumentar a resiliência da aquicultura ou aquacultura, como o sector também é conhecido, da União Europeia.

A acção é financiada pelo programa New Horizon Europe, que destinou 4,8 milhões de euros para este programa que tem a duração de cerca de quatro anos e meio.

O Cure4Aqua reúne investigadores de 16 países que pretendem transformar a saúde e o bem-estar dos animais aquáticos no seio da indústria aquícola europeia.

"Queremos desenvolver novas abordagens para prevenir doenças em peixes, não só através da implementação de medidas profiláticas inovadoras, mas também" na identificação de doenças na fase inicial, explica Teresa Baptista, docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria e coordenadora do Cure4Aqua em Portugal.

A responsável adianta, em nota do Politécnico de Leiria, que se pretende ainda desenvolver tratamentos alternativos que substituam os fármacos utilizados no controlo de doenças, pelo desenvolvimento de vacinas e alternativas biológicas, sustentáveis, aos antibióticos, além da criação de programas de reprodução para diminuir o stress e as doenças.

"Desenvolver standards elevados de bem-estar dos animais que tenham em conta a fase do ciclo de vida, para o sector, os sistemas de produção e o conhecimento das necessidades de bem-estar das diferentes espécies produzidas", refere ainda.

O Cure4Aqua também apoiará a produção ecológica, inclusiva, segura e saudável de animais aquáticos. A iniciativa decorre até Abril de 2027.