Viver

Estreia esta quarta-feira série da RTP filmada na Nazaré

2 jun 2020 14:06

Realizada por Joaquim Leitão, Terra Nova retrata a epopeia da pesca ao bacalhau nos anos 30 do século passado.

estreia-esta-quarta-feira-serie-da-rtp-filmada-na-nazare

Com argumento de Artur Ribeiro e Nuno Duarte e realização de Joaquim Leitão, a nova série de época da RTP1 Terra Nova estreia esta quarta-feira, dia 3 de Junho, às 21 horas.

O projecto, filmado parcialmente na Nazaré, acompanha o dia-a-dia das famílias de comunidades piscatórias da costa portuguesa na década de 1930.

A autarquia informa que Terra Nova reúne um elenco de onde se destacam nomes como Virgílio Castelo, Sandra Faleiro, João Reis, Carla Chambel, João Catarré, Sara Norte ou Vítor Norte.

Composta por 13 episódios, a série retrata os dramas e conflitos familiares numa época - em pleno Estado Novo - em que o sustento dependia dos perigos passados pelos homens na faina maior, na pesca do bacalhau nos mares distantes da Terra Nova e Gronelândia. 

Terra Nova é uma obra dupla única e original, com duas perspectivas narrativas e com o objectivo de alcançar um público mais diversificado, proporcionando uma experiência mais completa de um pedaço tão importante da nossa história”, refere a produtora Cinemate.

“Pela sua componente histórica nesta epopeia, a Nazaré tinha que fazer parte desta série”, diz Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal, entidade que colaborou com a produção.

Do elenco que esteve a filmar na Nazaré, Carla Chambel fala em “satisfação pela aprendizagem com os locais de expressões e modos de estar” que a ajudaram a construir melhor a sua personagem e uma “história que retrata uma época muito significativa para o País”.

Pedro Lacerda, que encarna a personagem Albino, fala de um enorme prazer em ter participado neste trabalho “que marca toda a gente” por abordar uma característica muito especial de Portugal, dos navegadores, da pesca do bacalhau, um trabalho duro”.