Viver

Estão de volta os contadores, com histórias que atravessam séculos

11 fev 2022 14:00

O grupo de teatro O Nariz organiza o Encontro Internacional de Contadores de Histórias, com sessões no Teatro Miguel Franco, em Santa Eufémia e em várias escolas

estao-de-volta-os-contadores-com-historias-que-atravessam-seculos
As Trovadoras Itinerantes, do Brasil para Leiria
DR

Actor, autor e narrador com presenças em Espanha, Argentina, Cabo Verde, Macau, Canadá e Luxemburgo, o contador de histórias Jorge Serafim, conhecido do grande público, como humorista, através da SIC e da RTP, participa este sábado em mais um encontro internacional organizado pelo grupo de teatro O Nariz.

No palco do Teatro Miguel Franco, em Leiria, depois das 16 horas, vão também estar Tâmara Bezerra, Bru Junça, Luzia Rosário e as Trovadoras Itinerantes, em representação de três países e do respectivo património: Portugal, Brasil e Moçambique.

Depois de editar, em Dezembro, o livro multiformato Contos ao Pôr-do-Sol – Um Conto por Dia, com registo vídeo e tradução em língua gestual portuguesa, O Nariz volta a focar-se na tradição da oralidade, agora através do Encontro Internacional de Contadores de Histórias, evento que já tinha realizado em anos anteriores.

Recuperar e preservar são dois objectivos do grupo de teatro com sede em Leiria. “As histórias que se contam, a grande maioria, não estão escritas”, lembra o director artístico, Pedro Oliveira. Prevalecem quando são contadas e recontadas, num processo enriquecido por recolhas em comunidades isoladas e aldeias, de região em região, a que alguns contadores se dedicam. “Muitas delas vão perder-se, mas muitas delas, também, vão ser fixadas por causa do trabalho que eles fazem. Senão, perdia-se tudo”.

Num quotidiano cada vez mais dependente da tecnologia, O Nariz opta por destacar a arte de acrescentar um ponto e cativar o público, quase exclusivamente, através da voz e do rosto.

“Os contadores de histórias não utilizam objectos, não utilizam máscaras, a expressão corporal é mínima”, nota Pedro Oliveira. E, ainda assim, “uma hora e meia de contos passa num instante”.

Jorge Serafim e Bru Junça, ambos alentejanos, ele de Beja e ela de Évora, juntam-se no próximo sábado com a brasileira Tâmara Bezerra, as Trovadoras Itinerantes Josy Correia e Luciana Costa, também provenientes do Brasil, e com Luzia Rosário, natural de Moçambique, numa sessão acompanhada por Diana Catarino (saxofone) e Inês Condeço (piano).

O programa inclui a apresentação do livro Contos ao Pôrdo- Sol – Um Conto por Dia e a estreia de uma curta de animação a partir de um conto de José de Almada Negreiros, da autoria de Paulo Simões com narração de Vitória Condeço e música de Inês Condeço.

Ainda no sábado, mas às 21:30 horas, está prevista uma sessão de contos no auditório paroquial de Santa Eufémia.

Durante a semana, o Encontro Internacional de Contadores de Histórias acontece nos estabelecimentos de ensino da região. Segunda-feira, 14 de Fevereiro, no Agrupamento de Escolas de Caranguejeira, no jardim de infância de Milagres e na Casa do Mimo na Batalha. Na terça-feira, é a vez do Agrupamento de Escolas da Caranguejeira e do Centro Infantil Moinho de Vento.