Sociedade

Estação da biodiversidade mostra riqueza biológica da praia do Pedrógão

6 mai 2019 00:00

Painéis funcionam como espécie de “guia de campo” e fazem referência a espécies emblemáticas e comuns desta praia de Leiria.

estacao-da-biodiversidade-mostra-riqueza-biologica-da-praia-do-pedrogao-10238

A praia do Pedrógão conta agora com uma estação da biodiversidade, que consiste num percurso pedestre sinalizado com painéis relativos à riqueza biológica local.

A abertura do espaço foi assinalada, na semana passada, com a visita ao local de duas duas turmas do 6º ano do Colégio Dr. Luís Pereira da Costa e pela vereadora do Ambiente na Câmara Municipal de Leiria, Ana Esperança.

Em comunicado, o Município explica que cada painel (ou estação) está localizado “num local de elevada riqueza específica e paisagística, representativa dos habitats característicos da área”.

“Os painéis funcionam como uma espécie de guia de campo e fazem referência a espécies emblemáticas e comuns”, acrescenta aquela nota de imprensa, adiantando que é dado “particular destaque aos insectos e plantas, que são a base para a conservação dos ecossistemas terrestres”.


Este projecto foi desenvolvido no âmbito da rede das EBIO, formada actualmente por 43 locais, distribuídos de norte a sul do País, com habitats representativos da diversidade paisagística da área, constituindo percursos privilegiados para o trabalho de inventariação, observação e monitorização da biodiversidade.

Neste momento, existem já 29 estações da biodiversidade (EBIO) no País sinalizadas no terreno, com painéis e estão prontas a ser visitadas.

A rede das EBIO teve início num projecto do Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal. Os principais “são aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade, contribuir para a valorização do património natural, e especialmente promover a participação dos cidadãos na inventariação da nossa fauna e flora”.

“Esta rede representa uma grande parte da diversidade de habitats e espécies do País, integrando locais privilegiados para prosseguir o trabalho de inventariação, observação e monitorização da biodiversidade”, frisa o comunicado da Câmara de Leiria, que sublinha ainda o “elevado potencial” das estação da biodiversidade para a realização de acções de formação, “bem como de turismo ambiental”.