Sociedade
Entidades retiram 15 gatos de apartamento em Leiria
Animais foram recolhidos pelo Centro de Recolha Oficial (CRO) de Leiria, que já acompanhou outros três casos de acumulação de felinos
O Centro de Recolha Oficial (CRO) de Leiria procedeu à recolha de 15 gatos que se encontravam num apartamento, na sequência da sinalização do caso às entidades competentes.
“Os animais encontram-se actualmente sob acompanhamento veterinário no CRO de Leiria e serão encaminhados para adopção responsável, assim que reúnam condições para tal”, informa a câmara.
A autarquia explica, em comunicado, que a intervenção teve como objectivo “salvaguardar o bem-estar dos animais e a saúde pública”. Isto porque, a acumulação de um número elevado de animais num espaço reduzido “pode resultar em problemas graves, nomeadamente situações de stress extremo, conflitos entre animais, rápida propagação de doenças infecciosas e parasitárias, bem como ausência de cuidados veterinários adequados”.
Segundo aquela nota, este foi o quarto caso de acumulação de felinos em apartamento acompanhado pelo CRO de Leiria. São, alega a autarquia, situações que exigem “uma resposta técnica exigente e articulada” entre os serviços veterinários municipais, autoridades locais, entidades de saúde pública e apoio social, “no âmbito de uma abordagem multidisciplinar”.
“Casos desta natureza estão frequentemente associados à denominada Síndrome de Noé, uma condição caracterizada pela acumulação excessiva de animais”, refere o comunicado do Município, que reforça a importância da “sinalização atempada de situações de risco”, porque “a protecção dos animais é indissociável da protecção da saúde e do bem-estar da comunidade.”