Sociedade

Ensino artístico: Ministério deixa 18 alunos por financiar no Orfeão de Leiria

26 fev 2021 15:28

Além do Orfeão de Leiria, também a Academia de Alcobaça, com 30 vagas sem financiamento, vai contestar o procedimento adicional do concurso, que, pelo contrário, resolveu o problema da SAMP

ensino-artistico-ministerio-deixa-18-alunos-por-financiar-no-orfeao-de-leiria
Orfeão de Leiria recebeu agora mais uma vaga financiada na área da dança
Ricardo Graça

Já são conhecidos os resultados provisórios do procedimento adicional do concurso 2020-2026 para a celebração de contratos de patrocínio com estabelecimentos do ensino artístico especializado de música e dança.

Na Região de Leiria, a lista divulgada pela DGEstE – Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares atribui, na música, mais 21 vagas ao Orfeão de Leiria, mais 16 vagas à SAMP e mais uma vaga ao Conservatório David de Sousa, em Pombal.

Contas feitas, o Ministério da Educação deixa sem financiamento 16 alunos de música do Orfeão de Leiria que se matricularam no mês de Junho e estão desde o início do ano lectivo a ter aulas em turmas de ensino articulado no quinto ano de escolaridade.

Na dança, também quinto ano de escolaridade, o Orfeão de Leiria recebe mais uma vaga, fica com duas por financiar.

Vamos contestar”, assegura o presidente do Orfeão de Leiria, Vítor Lourenço, para quem “continua a haver falta de critério” por parte da tutela.

Os estabelecimentos do sistema particular e cooperativo com ensino artístico especializado asseguram a componente de música ou dança no currículo das escolas públicas da escolaridade obrigatória e para o efeito recebem financiamento do Ministério da Educação.

No caso da SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, a turma integrada no Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, em Leiria, fica agora totalmente financiada.

Ainda na Região de Leiria, a direcção do Conservatório David de Sousa não esteve disponível para falar hoje com o JORNAL DE LEIRIA.

No Oeste, a Academia de Música de Alcobaça é contemplada com mais 38 vagas no procedimento adicional, mas, tal como acontece no Orfeão de Leiria, ficam matrículas fora do contrato de patrocínio: são cerca de 30 alunos sem financiamento, segundo a directora executiva, Susana Martins, que promete enviar ao Ministério da Educação “uma resposta a manifestar descontentamento”.

Situação diferente vive a Academia de Música de Óbidos (AMO), com mais 21 vagas, que garantem o financiamento da totalidade dos alunos em aulas.

Não me posso queixar. Acho justo”, reconhece o director da AMO, Pedro Filipe, embora preocupado com o próximo concurso, a ocorrer em 2022.

Também no Oeste, mas na dança, o procedimento adicional traz cinco vagas para a Escola Vocacional de Dança de Caldas da Rainha, da Sociedade de Instrução e Recreio Os Pimpões.

No Médio Tejo, o procedimento adicional significa mais 22 vagas para o Conservatório de Música de Ourém-Fátima e mais nove vagas para a Ourearte – Escola de Música e Artes de Ourém.

Os resultados provisórios do concurso 2020-2026 saíram em Agosto e os definitivos em Setembro, já com as matrículas efectuadas, a escassos dias do início das aulas.

Orfeão de Leiria, SAMP e Academia de Alcobaça, por exemplo, sofreram cortes substanciais em relação a concursos anteriores, acima de 50%, com as respectivas direcções a criticarem a decisão do Ministério da Educação.

Prometido pelo Governo ainda em Agosto, o procedimento adicional só foi aberto no mês passado.

Ao todo, em todos os níveis (iniciação, básico articulado e secundário) e nas duas disciplinas (música e dança), os contratos de patrocínio 2020-2026 financiam, até agora, 599 vagas do distrito de Leiria e no concelho de Ourém, das quais 134 resultam do procedimento adicional.

Total: 599

Orfeão de Leiria: 71

SAMP (Leiria): 30

Instituto Jovens Músicos (Leiria): 1

Sport Operário Marinhense (Marinha Grande): 3

Conservatório David de Sousa (Pombal): 21

Academia de Alcobaça: 112

Conservatório Ourém-Fátima: 101

Ourearte (Ourém): 38

Arabesque (Ourém): 8

Academia de Óbidos: 68

Sociedade Os Pimpões (Caldas da Rainha): 22

Conservatório de Caldas da Rainha: 124