Covid-19

Enfermeiros reforçam vacinação na Batalha

23 jul 2021 10:52

Concelho entrou ontem em "risco muito elevado"

enfermeiros-reforcam-vacinacao-na-batalha
Acelerar vacinação é um dos objectivos da medida
Ricardo Graça/Arquivo

Foram contratados três enfermeiros para dar resposta ao Centro de Vacinação Covid-19 da Batalha, concelho que se encontra desde ontem, 22 de Julho, em “risco muito elevado”, para acelerar o processo de vacinação. 

Este reforço resulta de um pedido da direcção da unidade de saúde local, que refere que o período de férias dos profissionais poderá ‘’prejudicar o desempenho no centro de vacinação” e aumentar “a morosidade do processo’’. 

O posto de vacinação está instalado no Centro de Exposições da Batalha e encontra-se a funcionar três dias por semana. Por marcação, a autarquia disponibiliza transporte gratuito em táxi ou ambulância para o local. 

Em comunicado enviado à Redacção do JORNAL DE LEIRIA, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Batista Santos, defende que é preciso ‘’acelerar o processo de vacinação e estancar a evolução dos números da pandemia no concelho’’.  

Restrições aplicadas nos concelhos de “risco muito elevado”
- Teletrabalho obrigatório quando as actividades o permitam;
- Restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22:30 horas (no interior, com um máximo de seis pessoas por grupo, com apresentação de teste ou certificado Covid; em esplanada, dez pessoas por grupo);
- Espectáculos culturais até às 22:30 horas;
- Casamentos e baptizados com 25% da lotação;
- Ginásios sem aulas de grupo e permitidas modalidades desportivas de baixo e médio risco;
- Comércio a retalho até às 21 horas durante a semana. Aos fins-de-semana e feriados, retalho alimentar até às 19 horas e não-alimentar até às 15:30 horas;
- Limitação da circulação na via pública a partir das 23 horas.