Sociedade

Do Osso da Baleia a Supertubos, região tem 31 praias de ouro

17 mai 2023 18:04

Classificação da associação ambientalista Quercus foi, este ano, atribuída a 393 praias em todo o País

do-osso-da-baleia-a-supertubos-regiao-tem-31-praias-de-ouro
Praia do Bom Sucesso, em Óbidos
CM Óbidos

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza distinguiu, este ano, 393 praia do País com o galardão ‘Qualidade de Ouro’ a 393 praias em todo o País. Destas, 30 são do distrito de Leiria, a que se junta a praia fluvial do Agroal (Ourém), segundo a lista revelada esta terça-feira.

Entre as praias da região que vão hastear a bandeira de ‘Qualidade de Ouro’ nesta época balnear estão a do Osso da Baleia (Pombal), Pedrógão Centro e Pedrógão Sul (Leiria), Pedras Negras, Praia Velha e São de Moel (Marinha Grande). A praia fluvial do Cabril, em Pedrógão Grande, também foi distinguida pela Quercus, assim como as praias do Salgado e da Nazaré.

No concelho de Alcobaça, a associação ambientalista atribuiu o galardão às praias de São Martinho, Água de Madeiros, Légua, Pedra de Ouro e Polvoeira. Mais a sul, foram distinguidas as praias do Bom Sucesso, Praia d’el Rei e Rei do Cortiço (Óbidos). No concelho de Peniche, há 11 estâncias balneares classificadas como ‘Praia de Ouro’: Peniche de Cima, Baleal Norte, Baleal Sul, Baleal Campismo, Consolaçãoo, Consolação Norte, Cova de Alfarroba, Gâmboa. Medão-Supertubos, Poro da Areia Sul e São Bernardino.

O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas, explica a associação ambientalista.

Para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar vários critérios, como uma qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última e todas as análises realizadas na última época balnear (2022) deverão ter apresentado resultados melhores em vários indicadores bacterianos.