Economia

Dikamar investe em equipamentos e ampliação para aumentar exportação

21 jan 2024 09:00

Empresa de Pombal também deverá contratar mais colaboradores durante este ano

dikamar-investe-em-equipamentos-e-ampliacao-para-aumentar-exportacao
Empresa de Pombal exporta 85% da produção para 52 países
DR
Jacinto Silva Duro

A Dikamar, marca que produz calçado de segurança e fardamento de trabalho para ambientes frios, anunciou que irá investir cerca de dois milhões de euros na ampliação da sua unidade no Parque Industrial Manuel da Mota, em Pombal, e em nova maquinaria tanto na sede, como na sua segunda unidade, na vila da Guia, no mesmo concelho.

A empresa, fundada em 1995, conta com uma filial nos Estados Unidos da América, exporta 85% da produção para 52 países e facturou, no último exercício, dez milhões de euros.

O valor do investimento será aplicado na ampliação de um pavilhão em Pombal (650 mil euros) e pouco mais de um milhão na aquisição de máquinas e equipamentos, além de mais 300 mil euros também em maquinaria, para aumentar a capacidade de produção na fábrica da Guia, onde se encontra a linha de produção de fardamento de trabalho para ambientes frios e calçado em tela.

Com a ampliação da unidade em Pombal, prevista para acontecer durante o próximo ano, a Dikamar deverá aumentar o número de colaboradores.

Segundo Goreti Gomes, directora de marketing e sales manager, ainda não foi definido um número final.

Nas duas unidades no concelho de Pombal, trabalham 90 pessoas a que se juntam mais dez, na filial nos Estados Unidos.

“O objectivo, com a alteração em Pombal e com a nova maquinaria, é o aumento da nossa capacidade de produção, com vista à exportação.

Estamos presentes nos mercados europeu, dos Estados Unidos, do Canadá, do norte de África, América do Sul e Arábia Saudita, entre outros”, adianta Goreti Gomes.

Finda a ampliação e o investimento em meios de produção, a empresa terá uma capacidade de produção de produção diária de 6500 botas de segurança e alargará igualmente a gama de produtos manufacturados.

“Deveremos ter, pelo menos, um ou dois modelos novos”, refere a responsável pelo marketing.

Actualmente, na gama de artigos comercializados pela Dikamar, contam-se botas em PU, em PVC, calçado em pele, workwear e acessórios, sob marca própria Dikamar, Alpha, Alpha Trace, Alpha Icepack e EagleGrip.