Sociedade

Covid-19: Município da Batalha vai aprovar meio milhão de euros para apoiar famílias e instituições

13 mar 2020 17:08

Esta é uma forma de apoiar a recuperação da actividade económica e apoio social às famílias.

covid-19-municipio-da-batalha-vai-aprovar-meio-milhao-de-euros-para-apoiar-familias-e-instituicoes
Município quer minimizar impacto do Covid-19
Ricardo Graça/Arquivo

O Município da Batalha vai aprovar meio milhão de euros para apoiar famílias, instituições sociais e empresas, em reunião extraordinária, na segunda-feira, no âmbito do Covid-19, anunciou hoje a autarquia.

Numa nota de imprensa, a Câmara Municipal da Batalha, liderada por Paulo Batista Santos (PSD), que tem a maioria no executivo, anunciou que foi agendada uma reunião extraordinária para segunda-feira para aprovar um plano local de apoio às famílias, em particular às famílias com crianças e idosos a seu cuidado, instituições sociais e empresas, com uma dotação inicial até ao valor de meio milhão euros.

A autarquia considera que esta é uma forma de apoiar, “na medida do necessário e do possível, a recuperação da actividade económica e apoio social às famílias, nomeadamente no que respeita à gestão dos impactos negativos provocados pela crise do Covid-19”.

O anúncio surge na sequência das medidas aprovadas em reunião do Conselho de Ministro de 12 de Março, em defesa da saúde da comunidade e mitigação dos impactos desta situação de pandemia, refere a nota.

O Município referiu ainda que irá reforçar as medidas de contenção e de meios, para reduzir o risco de contágio nos edifícios municipais onde se prestam serviços aos cidadãos.

Serão canceladas todas as actividades do Complexo de Piscinas da Batalha, Museu da Comunidade Concelhia Batalhense, Academia Sénior, do Programa “Mova Sénior” e demais actividades que envolvam a população sénior, pela susceptibilidade dos equipamentos e elevado risco de contágio.

Estão também suspensos todos os eventos noutros equipamentos municipais, que promovam a concentração de pessoas, nos termos definidos pela DGS, sejam da iniciativa da autarquia, sejam de outras entidades, incluindo visitas de grupo em espaços municipais.

A Biblioteca Municipal “José Travaços Santos” e o seu polo de São Mamede estão encerrados ao público e todas as feiras serão suspensas, designadamente a Feira Semanal de 2.ª Feira e a Feira de Velharias.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro de 2019, na China, e já provocou quase cinco mil mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 130 mil pessoas, com casos registados em mais de 100 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.