Covid-19

Covid-19: Município cancela Feira de Leiria e reembolsa bilhetes já adquiridos

31 mar 2020 17:14

A tradicional feira decorre durante o mês de Maio

covid-19-municipio-cancela-feira-de-leiria-e-reembolsa-bilhetes-ja-adquiridos
A Feira de Maio atrai milhares de pessoas todos os anos
Ricardo Graça/Arquivo

O Município de Leiria decidiu na reunião extraordinária de hoje cancelar a realização da tradicional feira, que decorre no mês de Maio, garantindo o reembolso dos bilhetes já adquiridos para os espetáculos agendados.

A edição da Feira de Leiria não deverá acontecer este ano na sequência da pandemia da Covid-19, informa uma nota do Município de Leiria, que explica que não é apresentada uma nova data para a realização do certame, “por indisponibilidade de data por parte dos empresários e comerciantes que costumam participar” na feira.

De acordo com a deliberação aprovada, a medida está relacionada com as orientações da Direcção-Geral da Saúde e com as acções desenvolvidas pelo Município, na tentativa de “conter a propagação do vírus através do confinamento profiláctico da população”, “suspendendo ou cancelando eventos ou iniciativas públicas, realizados quer em locais fechados quer em locais abertos ao público”.

A Feira de Leiria “é um evento com um impacto enorme para o concelho, que mobiliza milhares de pessoas de múltiplos locais”, refere ainda o documento.

A edição deste ano previa um conjunto de actividades, incluindo diversos concertos com artistas nacionais e internacionais, alguns de entrada paga, cujos ingressos já tinham sido adquiridos por algumas pessoas.

A Câmara assegura que o reembolso dos bilhetes começará a partir desta quarta-feira, sendo todo o processo desencadeado pelo Teatro José Lúcio da Silva.

Quanto aos montantes relativos à atribuição dos espaços para entretenimento e para comércio de serviços e de produtos, existirá também lugar à restituição às respetivas entidades, num valor inferior a 17,6 mil euros, explica ainda a mesma nota da Autarquia.

A Feira de Leiria apostava este ano na diversidade e numa programação dirigida a todas as faixas etárias, estando previstos concertos musicais gratuitos de Linda Martíni, Dino D’Santiago, Ritchie Campbell, First Breath After Coma ou Sons do Minho.

Agendadas estavam ainda as atuações de Banda Kroll, Deejay Telio, Festival de Folclore, Grupo Pinha d'El Rei, Escola de Concertinas e Acordeão Carlos Barbosa, Katedral Band, João Miguel e Convidados e Banda Los Capas Quentes.

No Estádio Municipal de Leiria, estavam agendados espetáculos com Gabriel, O Pensador, Julinho KSD, Piruka, Noble, Pedro Abrunhosa, Comité Caviar e James Morrison.