Covid-19

Covid-19: Mercado de Alcobaça abre semanalmente com horário específico para maiores de 65 anos

22 mar 2020 19:32

O autocarro público será sujeito a três desinfecções integrais diárias.

covid-19-mercado-de-alcobaca-abre-semanalmente-com-horario-especifico-para-maiores-de-65-anos
Mercado vai continuar a fornecer bens essenciais
DR

O mercado de Alcobaça vai manter-se aberto semanalmente, nomeadamente esta segunda-feira, sob fortes medidas de segurança e higiene e com um horário específico para maiores de 65 anos.

Segundo uma mensagem na página de facebook de Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, as duas primeiras horas de abertura do mercado municipal serão para consumidores com idade superior a 65 anos.

A lotação máxima permitida no mercado será de 40 pessoas (excluindo vendedores e funcionários), tendo de ser assegurada a distância de dois metros entre cada cliente em fila e entre o cliente e o vendedor.

À entrada do espaço há gel desinfectante para a lavagem de mãos, entre outras medidas que estarão afixadas em local bem visível nas instalações.

“A monitorizar e a fiscalizar o cumprimento destas minhas directivas de funcionamento do mercado estarão a Protecção Civil Municipal, os bombeiros e a Polícia de Segurança Pública que não hesitará em sancionar qualquer não acatamento das normas”, adianta Paulo Inácio.

O serviço de transportes urbanos Chita terá também a sua lotação reduzida em mais de um terço da sua capacidade original e o autocarro será sujeito a três desinfecções integrais diárias.

Dado que o veículo poderia transportar 15 lugares sentados e seis de pé, este passará a transportar apenas cinco passageiros em simultâneo. Relativamente à reorganização dos centros de saúde do concelho, a Unidade de Saúde Familiar de Alcobaça tem em funcionamento, das 8 às 20 horas, uma ala específica para casos de Covid-19, realça ainda o presidente da Câmara.

“A ACES Oeste Norte determinou também uma reorganização e encerramento provisório de alguns centros de saúde do concelho. Por favor consulte os horários de funcionamento de cada unidade na página do Município de Alcobaça – https://bit.ly/3bkFQKh”, acrescenta o autarca.