Covid-19

Covid-19: Escola do 1.º ciclo da Marinha Grande fechada após funcionária ter testado positivo

9 nov 2020 15:35

A escola tem 122 alunos no 1.º ciclo e 19 no pré-escolar

covid-19-escola-do-1o-ciclo-da-marinha-grande-fechada-apos-funcionaria-ter-testado-positivo
Escola fica encerrada hoje e amanhã
CMMG/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

Uma escola da Marinha Grande está hoje e na terça-feira fechada após uma funcionária ter testado positivo para a Covid-19, disse o director do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente.

“Trata-se da escola Francisco Veríssimo, que tem seis turmas do 1.º ciclo do ensino básico e uma sala do pré-escolar”, afirmou à agência Lusa Cesário Silva.

Segundo este responsável, no 1.º ciclo estão 122 alunos e no pré-escolar 19 crianças.

“A funcionária testou positivo na sexta-feira à noite, comunicou ao agrupamento e foi comunicado a todos os pais e encarregados de educação”, explicou Cesário Silva, referindo que “como é uma assistente operacional que contactou outras obrigou ao isolamento profilático das restantes”.

Nesse sentido, “não havia condições para hoje e na terça-feira haver as actividades lectivas habituais”, esclareceu.

“Como somos uma escola que está organizada em semestres e já tínhamos uma interrupção do calendário, entre quarta e sexta-feira, foi adotada como medida preventiva o encerramento hoje e amanhã [terça-feira]”, adiantou.

O director do agrupamento acrescentou que “foi feita a desinfecção da escola este fim de semana pelo agrupamento”.

“A comunicação para os pais e encarregados de educação foi no sentido também de estarem atentos a eventuais sintomas [nas crianças] e continuamos a aguardar mais orientações da autoridade de saúde local”, disse Cesário Silva.

O presidente do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente afirmou ainda que no domingo, ao fim do dia, após terem sido tomadas estas medidas, foi tomado conhecimento de que “uma professora da mesma escola testou positivo”.

“Estão ambas bem, quer a professora, quer a funcionária”, declarou Cesário Silva.

O concelho da Marinha Grande registou, desde o início da pandemia, em Março, 199 casos do novo coronavírus, mantendo-se 85 activos. Há ainda 110 recuperados e foram contabilizados quatro óbitos, segundo o boletim da Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria divulgado às 2:30 de hoje.