Sociedade

 Covid-19 adia Semana Académica de Leiria

10 mar 2020 15:37

Organização suspendeu concertos e desfile académico

covid-19-adia-semana-academica-de-leiria
Evento foi adiado para data a anunciar
DR

A Semana Académica de Leiria, que se iria realizar entre os dias 19 e 21 de Março, foi adiada, anunciou hoje a sua página oficial.

Segundo o comunicado publicado na sua página de facebook, “tendo em conta as novas directrizes da Direção-Geral de Saúde em relação às medidas preventivas a executar sobre o Covid-19”, a organização informou que foi “obrigada a adiar o evento para data ainda a definir”.

Neste período estavam também previstos a realização do desfile académico e da serenata, eventos que também vão ser adiados. A organização refere ainda que os bilhetes já adquiridos mantêm a sua validade para quando a Semana Académica se realizar.

A epidemia de Covid-19 foi detectada em Dezembro, na China, e já provocou mais de quatro mil mortos. Cerca de 114 mil pessoas foram infectadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, com 463 mortos e mais de 9.100 contaminados pelo novo coronavírus, que pode causar infecções respiratórias como pneumonia.

A quarentena imposta pelo governo italiano ao Norte do País foi alargada a toda a Itália. O Governo português decidiu suspender todos os voos com destino ou origem nas zonas mais afectadas em Itália, recomendando também a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de cinco mil pessoas.

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção, segundo a Direcção-Geral da Saúde (DGS).

A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 375 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.

Face ao aumento de casos, o Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte, até agora a mais afectada.

Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo no Norte do País, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas e cinemas.