Economia

Contratos a termo e estágios marcam entrada dos jovens no mundo do trabalho

29 jun 2022 08:50

Na última década, o emprego temporário tem-se tornado cada vez mais prevalente, com os mais jovens a ser os mais afectados. Quase 70% dos empregados entre os 15 e os 24 anos tem um contrato a termo

contratos-a-termo-e-estagios-marcam-entrada-dos-jovens-no-mundo-do-trabalho
Jónatas Loureiro, 25 anos, está a fazer estágio profissional na Vangest
Ricardo Graça

Patrícia Silva, natural de Ourém, considera-se sortuda. Após terminar, no ano passado, a licenciatura de Farmácia na Escola Superior de Saúde da Guarda, conseguiu emprego numa farmácia comunitária, após uma busca de emprego que caracteriza como “fácil”.

“Quando entrei para o mercado de trabalho, já tinha mais ou menos uma ideia do que ia ser”, afirma, citando as “expectativas” criadas por prévios estágios.

“Sei que nem sempre é assim”, adverte. “Muitas vezes demora-se algum tempo até se conseguir arranjar trabalho na nossa área.”

Patrícia relata as situações de ex-colegas de curso. Embora alguns tivessem experiências semelhantes à sua, outros “tiveram mais dificuldades”, com o lugar de residência a influenciar muitas vezes a situação.

A jovem de 23 anos trabalha com contrato temporário, caso que espelha uma quantidade cada vez maior de jovens a entrar no mercado de trabalho.

Um estudo realizado pela plataforma Brighter Future, da Fundação José Neves, revela que, em 2019, 47,1% dos empregados entre os 25 e os 34 anos tem esse tipo de contrato.

No caso dos trabalhadores com idades compreendidas entre os 15 e os 24, o número chega aos 69,1%. No espaço de uma década - 2010 a 2019 -, a contratação temporária entre as duas faixas etárias sofreu um acréscimo de 17 pontos percentuais, sendo os grupos de idades em que mais se verifica o fenómeno.

As habilitações são um dos factores que influenciam o tipo de contrato efectuado.

Na faixa etária dos 25 aos 34 anos, 51,3% e 50,1% dos graduados no ensino básico e no secundário, respectivamente, são empregados sob um contrato a termo, com o número a descer para os 38,6% no caso dos trabalhadores que completaram o ensino superior.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ