Viver

Concerto gratuito com maestrina da Eslovénia a dirigir ensemble de sopros da AFCL em Leiria

10 mar 2023 19:25

A maestrina Andreja Šolar orientou um seminário no Politécnico de Leiria durante a semana e neste sábado dirige o ensemble de sopros da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria, num evento com entrada livre

concerto-gratuito-com-maestrina-da-eslovenia-a-dirigir-ensemble-de-sopros-da-afcl-em-leiria
Andreja Šolar trabalhou na banda das forças armadas da Eslovénia como maestrina e directora artística
Ricardo Graça

O auditório 2 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria recebe neste sábado, 11 de Março, um concerto de entrada livre em que se apresenta o ensemble de sopros da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria (AFCL), sob a direcção da maestrina Andreja Šolar, proveniente de Ljubljana, na Eslovénia.

Andreja Šolar, que actualmente trabalha como freelancer e durante anos dirigiu a banda das forças armadas da Eslovénia, tem estado, desde segunda-feira, em Leiria, a orientar um seminário de Direcção de Orquestra de Sopros, inserido na pós-graduação em Direcção de Bandas e Ensembles de Sopros da ESECS.

A maestrina diz-se “surpreendida com o entusiasmo e com a qualidade” do ensemble de sopros da AFCL, constituído por músicos profissionais, um grupo que considera “realmente incrível”.

É muito bom trabalhar com eles”, comentou nesta sexta-feira, minutos antes do começo de mais uma aula.

O trabalho desenvolvido ao longo da última semana é, segundo Andreja Šolar, “muito importante”, por permitir que os maestros “desenvolvam competências” para dirigirem filarmónicas e outros colectivos.

A expressão é muito importante, mas, se as nossas mãos estão a fazer algo que não é muito bom para a orquestra, não ajuda”, sublinhou. “Primeiro, a técnica; depois, podemos acrescentar algum tipo de expressão musical”.

A primeira regra é não perturbar a orquestra. Estamos lá para os músicos”, acrescenta.

“Fico sempre feliz quando sinto que tenho a orquestra nas minhas mãos, isso significa que a nossa interacção é muito boa”, referiu ao JORNAL DE LEIRIA.

Nos últimos dias, o conteúdo do seminário tem incidido sobre aspectos técnicos – “em cada dia, praticamos muito a técnica” – e aos alunos da pós-graduação na ESECS, vários deles já com experiência como maestros, é sugerido que “tentem ser eles próprios” e “não copiem outros”, com a ajuda de “técnicas básicas” que possibilitam descobrir “posições do corpo” mais adequadas para cada um, porque “somos diferentes”.

Se algo não é bom para o nosso corpo, não podemos expressar-nos, não é natural”, lembra Andreja Šolar.

Amanhã, sábado, a maestrina eslovena vai dirigir um programa que considera “realmente bom” e que possibilita um trajecto musical nos séculos XIX e XX, com obras que nunca dirigiu em concerto.

Nunca o fiz anteriormente”, confirma.

Estão incluídas composições de Richard Rodney Bennett, G. Enesco, Ruth Gipps e Guy Woolfenden.

O concerto tem início às 21 horas.