Sociedade

Comissões Políticas Concelhias Socialistas do distrito elegeram novas Direcções

8 out 2022 14:39

Apenas em Caldas da Rainha, Leiria e Marinha Grande houve mais do que uma lista

comissoes-politicas-concelhias-socialistas-do-distrito-elegeram-novas-direccoes
Sufrágio decorreu na noite passada
DR
Jacinto Silva Duro

Decorreram ontem as eleições para as Comissões Políticas Concelhias Socialistas em quase todos os municípios do distrito. 

Segundo fonte do Partido Socialista (PS), apenas nas Caldas da Rainha, Leiria e Marinha Grande não houve listas únicas. Nestas três concelhias apresentaram-se duas listas a sufrágio.

Na primeira, a vitória coube a Pedro Seixas, um estreante na presidência de uma concelhia, que concorreu conta Alberto Gonçalves.

Em Leiria, a vice-presidente da autarquia Anabela Graça, também a estrear-se no cargo, venceu Ramiro Antunes e, na Marinha Grande, a vitória coube à actual presidente da concelhia, Fátima Malesso que concorreu contra Bruno Constâncio. 

Em Alvaiázere, Batalha e Pedrógão Grande não se verificaram eleições, por não se terem apresentado listas a sufrágio, tendo este sido adiado para mais tarde. 

Nos restantes concelhos do distrito apresentaram-se listas únicas.

Em Alcobaça, Bruno Adriano renovou o mandato, e, em Ansião, a presidência foi assumida pelo vereador da autarquia José Carlos Pimenta Brás.

No Bombarral, foi o actual presidente da Câmara, Ricardo Fernandes, a liderar a lista única, enquanto que, em Castanheira de Pera, foi eleito o actual presidente da Câmara António Manuel Henriques Antunes. 

No concelho vizinho de Figueiró dos Vinhos, foi eleita a lista única liderada pela vice-presidente da autarquia, Marta Brás. 

Na Nazaré, João Formiga, presidente da Junta de Freguesia da Nazaré, e, em Óbidos, o estreante João Moniz, foram os escolhidos.

Em Peniche, votou-se na continuidade de Ângelo Marques.

Em Pombal, foi eleito o ex-deputado Joël Gomes, e em Porto de Mós, o também estreante Carlos Matos. 

Walter Chicharro, presidente da Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista, sublinha a "naturalidade e normalidade" do sufrágio, mesmo nas concelhias onde existiam mais do que um candidato.

"Registo esse comportamento e atitude relevante nas concelhias", disse o também presidente da Câmara da Nazaré, adiantando que espera, a continuação de um "trabalho em prol dos territórios, na medida que as concelhias têm sabido fazer, e por essa via afirmar o PS e a sua condição como partido do poder".