Sociedade

Campanha 54': PSP junta-se à luta contra a violência doméstica

16 nov 2020 14:40

Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas

Clique em cima na imagem para ver o vídeo

O vídeo de hoje do projecto 54' - cinquenta e quatro minutos apresenta uma mensagem de uma das instituições que procura salvar vidas e impedir a violência de acontecer: a PSP de Leiria.

Num vídeo de 54 segundos, a esquadra de Investigação Criminal (EIC) da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Leiria simula a saída para uma ocorrência de violência doméstica e lembra que "a violência, independemente da forma como se manifesta, destrói sempre o que ela alegadamente pretende defender: a dignidade da vida e a liberdade do ser humano".

A PSP participa neste projecto promovido pela União de Freguesias de Marrazes e Barosa, no concelho de Leiria, campanha de sensibilização contra a violência doméstica, a que o JORNAL DE LEIRIA também se aliou.

A iniciativa 54' parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.

Este e outros dados podem ser lidos em As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. 

Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas.

“O 54' tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.

A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade.