Sociedade

Campanha 54'': "Não quero que a minha geração continue a perder mulheres"

12 nov 2020 15:29

Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas

Clique em cima na imagem para ver o vídeo

Natural de Leiria, Maria Francisca Gama alerta às mulheres para se unirem e denunciarem situações de violência doméstica, para que nenhuma delas possa fazer parte das estatísticas negras.

A advogada estagiária é hoje o rosto do projecto 54' - cinquenta e quatro minutos, promovido pela União de Freguesias de Marrazes e Barosa, no concelho de Leiria.

 

A campanha de sensibilização, a que o JORNAL DE LEIRIA também se aliou, dá pelo nome de 54' e parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.

Este e outros dados podem ser lidos em As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. 

Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas.

“O 54' tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.

A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade.

Maria Francisca Gama nasceu no dia 6 de Outubro de 1997, em Leiria. Vive e trabalha em Lisboa. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, é advogada-estagiária numa sociedade de advogados. Escritora, é autora dos livros Em Troca de Nada (2013) e Madalena (2015). Palestrante.