Sociedade

Caminhada nas Colmeias contra nova prospecção de caulino

1 set 2023 15:11

Serão afectadas casas, escolas, jardins-de-infância, um lar de idosos e a ribeira de Agodim que, mais à frente, é conhecida como ribeira dos Milagres

caminhada-nas-colmeias-contra-nova-prospeccao-de-caulino
Apesar de o ICNF não ter anotado a sua existência no seu relatório, a zona é conhecida por ter sobreiros e carvalhos centenários
DR

No sábado, dia 2 de Setembro, pelas 17:45 horas, acontece uma caminhada de protesto contra a intenção da empresa ADM de fazer prospecção de caulino junto às localidades de Agodim, Talos e Vale de Água, na União de Freguesias de Colmeias e Memória.

O encontro está marcado para o Clube Sete Arcos, em Agodim.

Está a decorrer um abaixo-assinado contra a exploração de caulinos nas Colmeias.

O porta-voz da manifestação, Pedro Sousa, explica que a contestação se prende com o pedido de prospecção de argilas especiais em Cabeço Redondo, uma área equivalente a cerca de 90 campos de futebol.

“É das últimas zonas da freguesia onde não há qualquer tipo de exploração e está inserida no meio da comunidade, rodeada por povoações.”

Junto à área que a ADM pretende explorar, há escolas, jardins-de-inf†ância, um lar de idosos e a ribeira de Agodim que, na freguesia a jusante é conhecida como ribeira dos Milagres e tem sido alvo de notícias, devido à poluição e impacto negativo no rio Lis e na praia da Vieira.

A organização aponta “a destruição provocada pela exploração de inertes”, ao longo de décadas, sem “a correcta recuperação dos espaços” e o “impacto nos lençóis freáticos, com secagem dos poços ou furos”, além das poeiras e constante movimento de veículos pesados nas estradas.

“O que se pretende não é reivindicar contrapartidas, sejam essas quais forem, mas o direito à qualidade de vida que, de forma deliberada, está a ser retirada” à população, refere a convocatória da caminhada.

No dia 11 de Setembro termina o período de consulta na plataforma Participa, onde se refere que a prospecção tocará também território da freguesia vizinha da Boa Vista.

Para dar a sua opinião, clique aqui

A ADM é actualmente detida por um fundo de investimento estrangeiro, a Oxy Capital, que, em 2017, afastou o sócio Carlos Mota, filho do fundador da empresa.

Segundo fonte da autarquia, caso haja uma concessão de exploração - o passo seguinte do processo -, o valor dos terrenos dos privados será fixado pelo Estado, sem negociação.

Caso os proprietários recusem o valor, o processo segue para expropriação.

Cartaz contra a exploração de caulinos nas Colmeias