Sociedade

Bloco volta a questionar no Parlamento sobre perguntas que fez acerca do Pinhal de Leiria há meio ano

12 mai 2021 13:20

Avanço das dunas e preservação da biodiversidade estão entre as preocupações do BE

bloco-volta-a-questionar-no-parlamento-sobre-perguntas-que-fez-acerca-do-pinhal-de-leiria-ha-meio-ano
Bloco quer saber de 250 milhões de euros para recuperar matas nacionais, que estão previstos no PNI2030
Ricardo Graça/Arquivo

O Bloco de Esquerda (BE) volta hoje a perguntar no Parlamento sobre o Pinhal de Leiria, com as mesmas perguntas que fez há meio ano e que, segundo o partido, continuam sem respostas por parte do Governo.

“Questionámos sobre a inexistência de medidas e estratégias de recuperação da biodiversidade das matas litorais e seus habitats, dando o exemplo da lampreia-de-riacho, espécie ameaçada e que existia na Ribeira de São Pedro de Moel”, refere o BE.

“Questionámos sobre os 250 milhões de euros para recuperar matas nacionais que estão previstos no PNI2030, não se conhecendo nenhum exercício de planeamento que possa suportar este valor e a sua aplicação”, prossegue o partido.

“Queremos saber para onde vai este dinheiro, qual a parte que cabe à Mata Nacional de Leiria, do Urso, do Pedrógão e outras. Hoje repetem-se anúncios de investimento que suportam notícias e fotografias de responsáveis políticos nacionais e locais, mas o País continua sem conhecer compromissos concretos, tecnicamente coerentes e devidamente planeados”, expõe o BE, referindo-se ao anúncio de ontem, do ICNF, sobre um investimento de nove milhões de euros, que pretende fazer na Mata Nacional de Leiria.

“O Bloco de Esquerda demonstra assim total preocupação com o futuro do Pinhal de Leiria e os seus valores ecológicos e socioeconómicos. O Governo não pode continuar a ignorar estas questões e as perguntas que lhe são dirigidas a partir da Assembleia da República”, realça.

Estes “anúncios são sempre realizados de forma avulsa, não havendo até hoje qualquer plano de médio-longo prazo para recuperar a Mata Nacional de Leiria. Não se conhece, portanto, a forma como são estabelecidas as prioridades de intervenção, tornando-se por isso muito duvidosos os anúncios de investimento realizados até hoje assim como a sua eficiência”, aponta o BE, que mostra preocupação, entre outras situações, com avanço dunar sobre a Mata.