Economia

BioSmart cria e implementa sistema de inibição de odores em Messines

10 jun 2023 11:00

Desodorização e eliminação de maus cheiros

biosmart-cria-e-implementa-sistema-de-inibicao-de-odores-em-messines
Instalações em Messines
DR

Gerir o mau cheiro é um dos principais desafios das unidades que fazem o tratamento e deposição de resíduos.

O impacto junto das populações é um dos factores a considerar sempre que se faz a instalação de um equipamento destinado a este fim.

Até agora, as soluções no mercado eram poucas e, quase sempre, de origem estrangeira, instaladas sem a preocupação de uma análise no terreno, em busca da melhor alternativa.

Porém, no início deste ano apareceu uma resposta de uma empresa nacional que até está sediada na região.

A BioSmart, uma empresa do Grupo NOV Ambiente & Energia, concluiu a implementação, na sua unidade de Messines, concelho de Silves, de um completo sistema de sequestração e purificação de odores.

A solução já se encontra em pleno funcionamento.

Esta resposta alcançou a aprovação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e, segundo fonte da empresa, “garante a sequestração de eventuais odores nas pilhas de compostagem, bem como em todos os veículos de transporte, permitindo ainda a renovação do ar no interior do pavilhão e o encaminhamento dos gases odoríferos para tratamento num Lavador de Gases e num Biofiltro”.

Segundo a informação disponibilizada pela BioSmart, foi também instalado, noutra localização desta freguesia, um equipamento para medição contínua dos níveis de odores, permitindo uma gestão e monitorização constantes.

“Foi iniciada ainda a instalação de um lavador de gases e de um sistema de biofiltro que complementará as outras acções já executadas, e com resultados comprovados e verificados pela comissão de acompanhamento criada para o efeito.”

O primeiro passo alcançado pelas obras realizadas foi assegurar a estanqueidade do pavilhão de compostagem e a instalação de todas as soluções tecnológicas que permitem controlar e monitorizar, em tempo real, a qualidade do ar em toda a instalação e no local exterior ao ecoparque da BioSmart.

A empresa do Grupo NOV Ambiente & Energia garante que “esta é mais uma evidência da aposta na inovação”, do grupo empresarial sediado na Quinta da Sardinha, no concelho de Leiria, “para incrementar a sustentabilidade ambiental, no sentido de melhorar as condições de trabalho dos seus colaboradores, mas também dando maior conforto às populações locais”.