Economia

Grupo galego Internaco compra maioria das acções da Maunça, empresa de Leiria de maquinaria agrícola e de jardim

9 jun 2023 14:52

Maunça facturou 850 mil euros em 2022

grupo-galego-internaco-compra-maioria-das-accoes-da-maunca-empresa-de-leiria-de-maquinaria-agricola-e-de-jardim
Empresa de Leiria emprega quatro colaboradores e pretende chegar a cerca de um milhão de euros de facturação
Fotografia: Maunça

O grupo galego Internaco, distribuidora oficial da marca Husqvarna em Espanha, adquiriu a maioria das acções da empresa Maunça, distribuidora grossista de maquinaria agrícola e de jardim, sediada na Barreira, Leiria.

Segundo um comunicado veiculado pela empresa, esta operação que torna a empresa espanhola em sócia maioritária, tem como objectivo a consolidação da sua “expansão no sector da agricultura em toda a Península Ibérica”. 

Esta é a nona aquisição em oito anos para o grupo de Ordes, na Galiza, que começou o seu processo de expansão com a marca francesa Infaco em 2015.

Será a empresa AG Group, pertencente ao Grupo Internaco desde Junho de 2022, que operará, a partir de agora, no mercado português, sendo distribuidora de marcas como a Fort, Alpego, SIP, APV, Strautman, Sulky, Orchard Rite, e Naio em Espanha.

Esta operação, a nona da Internaco desde 2015, faz ter uma previsão de facturação de até 125 milhões de euros para todo o grupo.

A Maunça tem a distribuição oficial para Portugal de marcas do sector florestal e agrícola, como a Fort, Zanon e Ecotech e está no mercado desde 2004, tendo facturado, em 2022, 850 mil euros.

De acordo com a nota, em 2023, a empresa de Leiria, que emprega quatro colaboradores, pretende chegar a cerca de um milhão de euros de facturação, através da sua rede de distribuidores, que abrange todo o território nacional. 

O Grupo Internaco, fundado em Ordes, na Corunha, é composto pelas divisões e empresas Internaco Floresta e Jardim, Internaco Green Space, Internaco Meio Ambiente, Infaco USA, Internaco Maroc, El Sabio, Max Rain e AG Group, tendo alcançado um volume de negócio de 123 milhões de euros. Emprega 250 pessoas, tendo registado um aumento de 10% face a 2021 e de 14% face a 2020.