Sociedade

Bilhota Xavier deixa hospital de Leiria

30 jul 2020 18:00

Director do Serviço de Pediatria há 25 anos, passa agora à aposentação.

bilhota-xavier-deixa-hospital-de-leiria
Com 43 anos de carreira, Bilhota Xavier espera ter agora mais tempo para se "dedicar ao estudo"
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Com 43 anos de carreira, 25 dos quais como director do Serviço de Pediatria do hospital de Leiria, Bilhota Xavier vai deixar a instituição por motivos de aposentação. Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, será substituído, interinamente, por Lina Winckler, também pediatra do Centro Hospitalar de Leiria (CHL). “Até à conclusão do concurso, a direcção do Serviço de Pediatria do CHL será assegurada de forma interina”, limita-se a dizer o Conselho de Administração (CA) do CHL.

Natural da Guarda, Bilhota Xavier, 67 anos, iniciou a carreira no serviço médico à periferia. Esteve depois cerca dez anos no Hospital Pediátrico de Coimbra, antes de ingressar no hospital de Leiria, onde chegou há 31 anos, quando estavam a ser projectadas as novas instalações. “Foi possível alterar as plantas e desenhar um serviço de pediatria para as primeiras décadas do século XXI, que não estava previsto”, recorda o médico, considerando que essa foi “uma grande conquista”.

Na hora de deixar o serviço público, Bilhota Xavier diz-se “orgulhoso” pela forma como o Serviço de Pediatria do denominado Centro Hospitalar de Leiria (CHL) “foi crescendo”, sendo hoje uma unidade com “grande maturidade”. Um processo de construção que, frisa, envolveu “todos aqueles

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ