Sociedade

Aviso vermelho de mau tempo para o distrito de Leiria

16 jan 2023 14:13

A partir das 21 horas de amanhã, terça-feira dia 17

aviso-vermelho-de-mau-tempo-para-o-distrito-de-leiria
Aviso vermelho para agitação marítima e laranja para queda de neve, em vários distritos do continente
Revolt

Os distritos Leiria, Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa, Porto e Viana do Castelo vão passar de aviso laranja para vermelho a partir das 21 horas de amanhã, terça-feira dia 17, devido à agitação marítima, anunciou esta segunda-feira o IPMA.

O alerta termina às 6 horas de quarta-feira, prevendo-se ondas de noroeste com 6,5 a 7,5 metros de altura significativa, podendo atingir a altura máxima de 12 a 14 metros.

Segundo o IPMA, o aviso vermelho é emitido sempre que existe uma situação meteorológica de risco extremo.

Os distritos de Faro, Setúbal e Beja estão sob aviso amarelo devido à agitação marítima forte até às 18 horas de hoje, passando depois a aviso laranja até às 00 horas de quinta-feira.

Sob aviso laranja estão ainda os distritos de Castelo Branco e da Guarda devido à previsão de vento de oeste com rajadas até aos 120 quilómetros por hora nas terras altas entre as 21 horas de hoje e as 6 horas de terça-feira.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga entre as 21 horas de hoje e as 3 horas de terça-feira devido ao vento forte, prevendo-se rajadas até 100 quilómetros por hora nas terras altas.

Os distritos de Braga, Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Viana do Castelo, Vila Real, Guarda, Porto, Viseu e Bragança também estão sob aviso amarelo pela queda de neve acima de 800/1.000 metros, descendo a quota a partir do final da tarde para os 500/700 metros entre as 6 horas de terça-feira e as 3 horas de quarta-feira.