Abertura

Menino perde popularidade para o Pai Natal na festa que ainda é da família

22 dez 2022 20:00

Nesta quadra festiva, o Pai Natal e as suas prendas são mais apelativas para as novas gerações, que já pouco sabem de Jesus. São sobretudo os mais velhos quem mantém vivo o tradicional presépio e a Missa do Galo

menino-perde-popularidade-para-o-pai-natal-na-festa-que-ainda-e-da-familia
Para as crianças, o Pai Natal é nos dias de hoje a superestrela da noite
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa e JSD

O significado da quadra natalícia tem vindo a alterar-se com as novas gerações. Para os mais pequenos, o Pai Natal passou a ser o homem da festa, aquele por quem se espera com entusiasmo desde que se acorda no dia 24 de Dezembro.

Já o Menino parece estar relegado para um segundo ou terceiro plano. Junto da árvore, são cada vez menos os que constroem um presépio. E menos ainda são aqueles que deixam o quentinho das suas casas para marcar presença na Missa do Galo. Celebrar a família, à volta de uma mesa, que ainda se quer farta, tornou- se, para a maioria, mais importante do que assinalar, do ponto de vista religioso, o nascimento de Jesus.

Pai Natal, a superestrela da noite
A noite de Consoada é sempre aguardada com muito entusiasmo por parte do Vasco Julião, de 7 anos. Ao fim do dia, começa a juntar-se um grupo de cerca de 20 pessoas, entre avós, pais, filhos, irmãos, primos e tios, dos quais meia dúzia são crianças.

Com tanta miudagem, é sempre um serão animado, que ultimamente tem lugar, na Marinha Grande, em casa da tia, onde há mais espaço. É também o momento para todos se reverem, já que essa oportunidade não surge todos os dias, explicam Maria Ivone e Bruno Julião, pais do Vasco.

Antes de se sentarem à mesa, adultos de um lado e criançada do outro, já Vasco anda a ajudar e a provar o que se confecciona na cozinha. “Gosto mais de doces e de bolachas com desenhos”, conta o menino.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ