Sociedade

Avança realojamento de carenciados a viver em casa sem condições em Leiria

29 out 2021 11:13

Prédio no centro histórico de Leiria acolhe cidadãos em situação de carência extrema.

avanca-realojamento-de-carenciados-a-viver-em-casa-sem-condicoes-em-leiria
Realojamento dos moradores avança até ao dia 15 de Novembro
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

O realojamento das 14 pessoas em situação de carência extrema, que residem num prédio sem condições de habitabilidade, na rua Comandante João Belo, em Leiria, vai ser consumado até ao dia 15 de Novembro.

A informação é avançada ao JORNAL DE LEIRIA pelo Instituto de Segurança Social (ISS), que através do seu centro distrital de Leiria está a operacionalizar o plano de intervenção. Esse trabalho decorre em parceria com a câmara, o Centro Social Paroquial Paulo VI e a associação InPulsar, “em estreita articulação com os residentes do referido edifício”.

Segundo o ISS, estão a ser identificadas outras estruturas de alojamento, “devidamente licenciadas”, disponíveis para arrendar, assim como vagas em estruturas residenciais para idosos ou em lar residencial.

O objectivo é que “os actuais residentes possam vir a dispor de alojamento adequado às necessidades e características individuais”.

O caso foi denunciado durante a última campanha eleitoral pelo candidato do Bloco de Esquerda à câmara, que acusava a autarquia e a Segurança Social de “convivência” com a situação “desumana” em que se encontram a viver aquelas pessoas.

Na sequência da denúncia, foi feita uma vistoria ao local, na qual participaram aquelas duas entidades e Autoridade de Saúde. A avaliação “concluiu que se trata de um edifício antigo em estado avançado de degradação, não dispondo de condições higio-sanitárias que assegurem as condições mínimas de habitabilidade”, revela o ISS.