Sociedade

Associação de Freguesias apoia aeroporto em Monte Real

25 jan 2020 21:56

Moção aprovada durante o XVII congresso da Associação Nacional de Freguesias.

associacao-de-freguesias-apoia-aeroporto-em-monte-real
Moção aprovada refere ainda a urgência na requalificação da Linha Ferroviária do Oeste
DR

 

A Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) aprovou, este sábado, uma moção onde se manifesta a favor da abertura da Base Aérea de Monte Real (BA5) à aviação civil, "devendo afirmar-se esta infra-estrutura como o aeroporto da região Centro".

O documento foi aprovado durante o XVII Congresso da ANAFRE, que decorre este fim-de-semana, em Portimão.

Na moção, apresentada pela delegação distrital de Leiria presente no congresso, é defendido que a abertura da BA5 a voos civis é "uma opção estratégica e urgente, que contribuirá decisivamente para o desenvolvimento económico" do distrito, da região e do País.

O documento cita o presidente da Confederação do Turismo de Portugal, segundo o qual "Portugal está a perder um milhão de turistas todos os anos devido à sobrelotação do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa".

Por outro lado, a secretária de Estado do Turismo afirmou recentemente que "o Centro foi a região que, em termos turísticos, mais cresceu no País", frisa a moção, que recorda ainda que, ao longo dos anos, o Ministério da Defesa Nacional tem manifestado disponibilidade para colaborar em iniciativas com vista à utilização permanente da base aérea por aeronaves civis, "até agora sem evidentes resultados práticos".

Na moção aprovada, é também defendida a necessidade "urgente" de se avançar com a modernização da Linha do Oeste e com a aquisição de "novo e moderno" material circulante ao serviço desta ferrovia, hoje servida por automotoras com "mais de cinquenta anos".

O documento considera também urgente a tomada de medidas de valorização dos cinco concelhos do distrito integrados na região do Pinhal Interior (Alvaiázere, Ansião, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pedrógão Grande). Entre as medidas propostas está a redução do preço das portagens na A13, a requalificação urgente do IC8 e a diminuição da txa de IRS para as empresas que se queiram instalar nesse território