Sociedade
Aprovado projecto para novo centro escolar em Fátima
Com 12 salas, o futuro centro escolar tem um custo estimado em oito milhões de euros

A Câmara de Ourém aprovou, na segunda-feira, o projecto para o centro escolar de Fátima-Estádio, que tem um custo estimado em oito milhões de euros.
De acordo com o projecto, o novo edifício escolar terá 12 salas, oito das quais destinadas ao 1.º ciclo do ensino básico e quatro para acolher o pré-escolar. Estão também previstas três salas para ATL, auditório, ginásio, biblioteca/ludoteca, copa/cozinha, refeitório, salas de professores e de assistentes e gabinetes de psicologia e terapia da fala. Terá ainda espaços exteriores destinados a recreio e campo de jogos.
Ainda sem financiamento garantido, a obra visa “responder ao acréscimo do número de alunos” da freguesia, explica o presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, referindo que, neste momento, há crianças de Fátima a frequentar as escolas do Bairro, Atouguia e Fontaínhas.
“Vamos ter de encontrar financiamento. É uma obra importante e fundamental, mas com um custo elevado”, reconhece o autarca.
O futuro centro escolar será construído junto ao estádio de Fátima, em terrenos que são propriedade do município. Para aquela zona, está também projectada a edificação da creche da Apaje - Associação de Pais e Encarregados de Educação de Fátima, “outra necessidade da freguesia”, assume Luís Albuquerque.