Economia

Antiga Solvay Portugal adquiriu Renoeste e mina de sal-gema do Carriço

8 fev 2024 13:48

HyChem pretende reiniciar exploração mineral e ser principal fornecedor nacional

antiga-solvay-portugal-adquiriu-renoeste-e-mina-de-sal-gema-do-carrico
Hychem, antiga Solvay Portugal, comprou Renoeste ao Grupo Bondalti
DR

A Renoeste, empresa que detém a concessão de sal-gema, na freguesia do Carriço, no concelho de Pombal, foi adquirida pela HyChem à Bondalti Chemicals, grupo económico que detinha a firma.

O Grupo Algora, que é dono da HyChem, refere, em comunicado que este é um "passo determinante na execução da sua estratégia de desenvolvimento e transformação industrial, ao concretizar a anunciada intenção de potenciar o negócio do sal-gema.

Um despacho do director-geral de Energia e Geologia, de Dezembro, autorizou a transmissão do capital social. “A mina do Carriço vem acrescentar um elevado potencial ao nosso negócio Sal”, admite Manuel Gil Antunes.

O administrador-delegado da HyChem adianta que, no quadro de uma candidatura ao Portugal 2030, a empresa pretende retomar a iniciativa InovSal, de exploração na mina de Matacães, onde se prevê a instalação de uma unidade de cristalização de sal.

"Quando acrescentarmos, a Renoeste, ligada à incumbência atribuída pelo Governo à ENSE, através da REN, de criar duas novas cavidades no Carriço, para reserva estratégica de gás natural, obteremos um volume total de produção de sal que posicionará a HyChem como principal fornecedor nacional e relevante à escala ibérica”, afirma.

Neste momento, adianta o administrador-delegado, há grandes indústrias obrigadas a importar sal para a sua laboração.

A Renoeste – Valorização de Recursos Naturais detém imóveis e instalações nas freguesias de Lavos e São Pedro, no concelho da Figueira da Foz, e do Carriço e Louriçal, no de Pombal.

A principal instalação localiza-se na Guarda Norte, no Carriço, local onde se situa a concessão mineira de sal-gema (C-16) e equipamentos de exploração e cristalização do sal.

A concessão abrange uma área de 170 hectares, onde a Bondalti perfurou duas cavidades, e compreende seis bacias impermeabilizadas, com cerca de um hectare cada, destinadas à secagem da salmoura por evaporação.

Na freguesia de Lavos, a Renoeste é proprietária de vários prédios rústicos, junto ao rio Mondego, que ocupam uma área de 60 hectares, e que antes funcionavam como salinas para secagem da salmoura proveniente da unidade do Carriço.

A HyChem - Química Sustentável, S.A., antiga Solvay Portugal, é uma empresa especializada na química do hidrogénio e parceira estratégica na transição da indústria para a neutralidade carbónica.

Pertence à Algora - Sustainable Investments, uma joint venture entre a A4F - Algae for Future, SGPS, holding do grupo biotecnológico português A4F, especializado no desenvolvimento de tecnologias para a produção industrial de algas, e a Green Aqua Company, SGPS, holding do grupo Green Aqua, que se dedica à produção industrial de micro e macroalgas.

Na Póvoa de Santa Iria, a HyChem produz e comercializa hidrogénio e clorato de sódio, para o ramo da pasta de papel.